Consciência corporal: O que é e quais são os benefícios
Ninguém gosta de sentir dores musculares, não é mesmo? Existem vários métodos que ajudam a reduzi-las e trazer bem-estar. Uma delas é ter consciência corporal.
A consciência corporal está relacionada ao autoconhecimento e a forma como você está conectado ao seu corpo. Basicamente, a técnica tem a ver com estar atento e conhecer os próprios movimentos, músculos e articulações.
Leia também: OMS sobe para 300 minutos tempo de atividade física semanal ideal
Assim, as dores musculares são uma das maiores queixas da população mundial. No entanto, muitas vezes as pessoas acabam ignorando, e o músculo vai inflamando cada vez mais. Como consequência, esse processo diminui a qualidade de vida.
Dessa maneira, mais do que ter uma boa postura, a consciência corporal cuida do corpo e da mente. Segundo estudos, pessoas que não têm consciência corporal sofrem com baixa autoestima e sintomas depressivos.
A boa notícia é que desenvolver a consciência do próprio corpo não é tão difícil. É possível obtê-la em atividades como yoga e pilates. Pois o foco é no presente e nos movimentos corporais.
Benefícios da consciência corporal
Através da consciência corporal você pode ter vários benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Portanto, veja os principais:
- Melhora o equilíbrio e a estabilidade: Um dos maiores benefícios da técnica é melhorar o equilíbrio e a estabilidade. Dessa forma, quando você sente cada parte do seu corpo no espaço, é mais fácil direcioná-lo a fazer qualquer movimento.
- Reduz as dores: De acordo com diversos estudos, ter consciência do próprio corpo pode realmente reduzir a dor muscular.
- Melhora o bem-estar mental e emocional: A prática é fundamental para a nossa mente. Por isso, com o foco no presente, afastamos o estresse, o bem-estar mental e emocional melhora.
Leia também: Por que a saúde física é essencial para a saúde mental?