Confusão muscular: O que é e quais são os benefícios
Quando se faz os mesmos exercícios diariamente, o sistema neuromuscular se acostuma com a rotina, o que pode comprometer o desenvolvimento dos músculos. Assim, para driblar esse cenário e manter o ganho de massa magra, muitos são adeptos de uma metodologia chamada confusão muscular.
Tal estilo de malhar é baseado na ideia de que é preciso mudar constantemente a atividade física, repetições e estrutura do treino para, com isso, “confundir” os músculos e gerar mais crescimento.
Os músculos não irão necessariamente se acostumar a certos exercícios e parar de se desenvolver instantânea e definitivamente. No entanto, ao fazer os mesmos movimentos, com a mesma intensidade e mesmo número de repetições dia após dia, o corpo estará trabalhando apenas determinadas áreas em vez de o conjunto completo.
Por isso, ao mudar constantemente os exercícios, aplicando a confusão muscular, você estará treinando regiões diferentes. Dessa maneira, poderá ver ganhos mais constantes.
Leia também: A importância dos exercícios aeróbicos
Dessa forma, variar a rotina de exercícios pode ser uma estratégia benéfica. Pois, quanto mais abrangente for o treino, maior é a chance de atingir os músculos e de ter resultados positivos.
O que diz a ciência
Um estudo comparou pessoas que realizavam uma mesma rotina de treino repetidamente com:
- Pessoas que faziam os mesmos exercícios, mas alteravam seu intervalo de repetições;
- Voluntários que faziam exercícios diferentes para o mesmo número de repetições;
- Quem faz exercícios diferentes e repetições diferentes.
Leia também: Razões para incluir exercícios de alta intensidade no treino
Com isso, os pesquisadores descobriram que o grupo que fazia exercícios diferentes para o mesmo número de repetições obteve os melhores benefícios.
Sendo assim, quem deseja mudar a rotina de exercícios para trabalhar outras partes do corpo, vale a pena colocar a confusão muscular em prática. Com isso, os resultados virão de forma mais rápida.
Leia também: Qual é a quantidade certa de exercícios físicos?