Compulsão por compras: O que é e como tratar

Bem-estar Equilíbrio
11 de Março, 2020
Compulsão por compras: O que é e como tratar

Para muitos, ir ao shopping fazer compras pode ser uma terapia. Mas, isso pode se tornar um cenário de compulsão por compras, o que pode trazer diversos transtornos – até mesmo para a saúde.  

A compulsão por compras se inicia quando não há uma necessidade real de adquirir bens. Mas, por ansiedade e dificuldade de lidar com questões psicológicas e emocionais, a pessoa sai às compras sem pensar nas consequências. Assim, há uma linha tênue entre gostar de comprar e ter um vício em compras. E esse vício deve ser classificado como um transtorno.

Pesquisam indicam que homens possuem uma porcentagem bem menor que mulheres na compulsão por compras. E. segundo a psicóloga Deise Moraes Saluti, isso costuma ocorrer mais com mulheres porque elas possuem um desejo ainda maior de comprar para suprir frustrações, como por exemplo baixa autoestima, sintomas de abandono e outros.

Contudo, é comum após o “prazer em comprar” aparecer um sentimento de culpa e ansiedade, ainda mais quando a compulsão atrapalha o planejamento financeiro e o bem-estar psicológico.

Sintomas 

Os sintomas comuns em pessoas com compulsão por compras costuma ser arrependimento, culpa, isolamento, frustrações – podendo levar ao esgotamento mental – e depressão. “Além disso, casos ainda mais graves estão tomando os consultórios de psicologia, que são as tentativas de suicídio. Muitos não conseguem lidar com o problema decorrente por conta das dívidas ou até mesmo social” explica a psicóloga. 

Os riscos, como em qualquer vício, são grandes: dívida, perda de autocontrole e falta de interesse em coisas fundamentais, como família e trabalho, são apenas algumas.

Leia também: Quando o estresse e a ansiedade podem ser bons

Tratamento

Assim como outros transtornos, a compulsão por compras possui tratamento. A psicoterapia comportamental é a mais indicada nestes casos, pois é na terapia que a pessoa encontrará apoio sem julgamento, críticas ou qualquer atitude que venha ferir sua integridade. 

O profissional irá te orientar da forma cuidadosa para curar totalmente e ajudar a lidar com a compulsão por compras ou qualquer outro transtorno psicológico. Portanto, buscar terapia é o melhor remédio.

Leia também: Vício em compras online deve ser considerado problema de saúde mental

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva