Como você pode começar por si mesmo?

Bem-estar Equilíbrio
22 de Junho, 2022
Como você pode começar por si mesmo?

1 – Desenvolva a independência emocional

Quando você é uma pessoa independente emocionalmente, você se liberta da necessidade daquilo que vem de fora, que vem do outro. Você só se nutre daquilo que você dá a você mesmo. 

Só o que é seu pode te preencher verdadeiramente. Você consegue viver sem precisar ficar se preocupando se o outro vai fazer algo por você ou não.

2 – Identifique suas habilidades

Conhecer suas habilidades é uma ótima maneira de conhecer seu propósito de vida. Esteja sempre disposto para aprimorá-los e usá-los da melhor forma possível.

Faça uma relação de tudo que você saiba fazer, sejam elas manuais, vendas, relacionadas ao computador, enfim, tudo aquilo que você faz e que as pessoas reconheçam que você faz bem.

Não se preocupe com o tempo, suas habilidades irão se desenvolver e vão se aprimorar. O importante é você tomar consciência que é bom em algo.

3 – Reconheça aquilo que te faz feliz

Outro ponto importante é você descobrir o que te faz feliz. Os momentos de felicidade são fundamentais para encontrar o que lhe proporciona prazer, leveza e bem estar. Descobrir pelo que se é apaixonado, pelo que vale a pena lutar, certamente lhe proporcionará estar perto do seu propósito de vida. 

4 – Hora de sair da zona de conforto

Procrastinamos, perdemos oportunidades, colocamos em risco a nossa saúde, e por quê?

Porque tememos o novo, o desconhecido, porque preferimos sentir o desconforto do que enfrentar nossos medos.

Mas entenda! Quando você enfrenta os seus medos e sai de sua zona de conforto, é quando finalmente, encontra a liberdade e autonomia pelas próprias escolhas.

É fundamental expandir nossa mente e nossas habilidades. Dê sempre um passo adiante. Supere suas habilidades. Trace sempre novas metas que o desafiem.

5 – Reflita os seus objetivos

O que pretende atingir ao longo de sua existência. Desde os profissionais aos pessoais. Pense neles como meta principal e mova-se por eles diariamente.

Seja sincero consigo mesmo e responda:

Como está se alimentando? Como estão seus relacionamentos: amoroso, familiar, social, no trabalho? Está ingerindo alimentos, bebidas e priorizando relacionamentos que energizam o seu corpo e sua mente?

Está dormindo, se exercitando, comendo, gesticulando e falando com as pessoas com a paixão necessária para você ter a energia e vitalidade que você merece?

Você está priorizando no mínimo vinte minutos do seu dia para simplesmente ser você? Ex.: fechando os olhos e respirando fundo, ou escutando a sua música preferida, ou lendo um livro que lhe inspire, ou caminhando ao ar livre, ou simplesmente apreciando os pequenos detalhes do seu dia?

Tenha em mente que a sua resposta vai dizer muito sobre como tem conduzido a sua vida, a sua saúde física e emocional.

6 – Seja você!

Seja autêntico, natural, espontâneo, enfim, seja você mesmo sempre. Expresse aquilo que sente e pensa sem ficar se preocupando como os outros irão reagir, seja assertivo. Você é forte, cheio de poder e qualidades e pode bancar qualquer coisa que venha. Seja livre para fazer o que sentir que é o melhor para você.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.