Descubra como aumentar a disposição no inverno

Bem-estar Equilíbrio
02 de Junho, 2022
Descubra como aumentar a disposição no inverno

Provavelmente você já ficou indisposto no inverno. Seja para trabalhar, passear ou praticar atividades físicas. Falta ânimo e sobra preguiça e até mau humor. Descubra quais atitudes simples podem te ajudar a enfrentar o frio.

Por que é difícil ter disposição no inverno?

Entre outros fatores, as temperaturas baixas interferem nas dores reumáticas e musculares. Pois, em dias frios, tensionamos mais o corpo. Isto é, ficamos mais “encolhidos” para manter o calor corporal.

Por exemplo, em uma noite típica de inverno, você acorda na manhã seguinte com o corpo dolorido e rígido sem entender o motivo exato. Contudo, a resposta para isso é o frio.

De acordo com o Dr. Bruno Miranda, ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a contração excessiva dos músculos gera desconforto devido à tensão muscular. Especialmente em pacientes com dores crônicas. “A ciência concorda que há base científica para a dor relacionada à mudança de temperatura.”

Dicas de como espantar a preguiça no inverno

Aposte na vitamina C para ter mais disposição

Fácil de ser encontrada, a vitamina C marca presença em qualquer prateleira de farmácia e promete fortalecer a imunidade. Esse tipo de vitamina é vital para os seres humanos e precisa fazer parte do plano alimentar, pois o corpo não a produz naturalmente. 

Pratique exercícios físicos

Outro ponto levantado pelo ortopedista é a queda na prática de exercícios físicos durante os meses de inverno. Os exercícios físicos protegem as articulações, fortalecem a musculatura, evitam a sobrecarga das juntas e o aumento das dores.

“Uma boa alternativa para evitar as dores é, portanto, manter uma rotina de atividades físicas apesar do frio”, diz o Dr. Bruno. “Além de aumentar a temperatura corporal e fazer o sangue circular, o exercício vai evitar que você perca massa muscular e sobrecarregue as articulações .”

Na época mais fria do ano, aposte em roupas adequadas e que favoreçam a troca de calor com o ambiente, e em refeições quentes, incluindo sopas e chás. 

Não se esqueça da arginina

A ingestão de medicamentos à base de arginina diminui a sensação de cansaço, recarrega a energia e  aumenta a disposição. O medicamento ajuda na eliminação das toxinas produzidas pelo corpo e que geram cansaço físico e mental. É indicado em casos de cansaço.

Durma bem

É difícil ter disposição quando você está cansado. Assim, não dormir o suficiente pode diminuir a velocidade do seu cérebro, dificultando a motivação e a atenção. Para garantir que seu próximo dia seja produtivo e cheio de energia, programe uma quantidade adequada de horas de sono na noite anterior. Seu cérebro vai agradecer.

Beba água para ter mais disposição

A água é essencial para o corpo humano. Quase 60% do peso total de um adulto é água. Sem a água, o nosso corpo corre o risco de sofrer com a desidratação, alteração de pressão arterial, deficiências renais, dores de cabeça, ressecamento da pele, entre outros problemas.

TARGIFOR® C (aspartato de arginina + ácido ascórbico). Indicação: astenia (fadiga e cansaço). MS 1.8326.0402. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

MAT-BR-2202442

Fontes e referências: 

Dr. Bruno Miranda, ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Fernanda Maria Rachid, fisioterapeuta.

Chen-Kang C. Branched-Chain .Amino Acids and Arginine Improve Performance in Two Consecutive Days of Simulated Handball Games in Male and Female Athletes: A Randomized Trial. Plos One. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0121866

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros