Como ter mais disposição no inverno

12 de maio, 2022

Provavelmente você já ouviu alguém falar que está se sentindo sem disposição por causa do inverno. As temperaturas caem. E, com isso, fica cada vez mais difícil deixar as cobertas quando o despertador toca. Falta ânimo e sobra preguiça e até mau humor. Mas, aqui, você vai descobrir que atitudes simples podem ajudar a enfrentar o frio.

Por que pode ser difícil ter disposição no inverno?

Entre outros fatores, as temperaturas baixas interferem nas dores reumáticas e musculares. Pois, em dias frios, temos uma tendência a tensionar mais o corpo. Isto é, ficamos mais “encolhidos” para manter o calor corporal.

Por exemplo, em uma noite típica de inverno, você acorda na manhã seguinte com o corpo dolorido e rígido. Muitas vezes sem entender o motivo exato. Contudo, a resposta para isso é o frio, que colaborou para a tensão corporal. Ou seja, resultando nas tais dores e desconfortos.

De acordo com o Dr. Bruno Miranda, ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a contração excessiva dos músculos gera desconforto devido à tensão muscular. Especialmente em pacientes com dores crônicas. “A ciência concorda que há base científica para a dor relacionada à mudança de temperatura.”

Dicas de como espantar a preguiça e ter mais  disposição no inverno

Aposte na vitamina C

Fácil de ser encontrada, a vitamina C marca presença em qualquer prateleira de farmácia e promete fortalecer a imunidade. Esse tipo de vitamina é vital para os seres humanos e precisa fazer parte da dieta, pois o corpo não a produz naturalmente. 

Aqueça-se

Outro ponto levantado pelo ortopedista é a queda na prática de exercícios físicos durante os meses de inverno. Pois, eles protegem as articulações. Além disso, são responsáveis pelo fortalecimento da musculatura. Assim, evita a sobrecarga das juntas e o aumento de dores.

“Uma boa alternativa para evitar as dores é, portanto, manter uma rotina de atividades físicas apesar do frio”, diz o Dr. Bruno. “Além de aumentar a temperatura corporal e fazer o sangue circular, o exercício vai evitar que você perca massa muscular e sobrecarregue as articulações .”

Da mesma maneira, existem outras formas de se manter aquecido. Como apostar em roupas adequadas e que favoreçam a troca de calor com o ambiente, e em refeições quentes, incluindo sopas e chás. 

Não se esqueça da arginina

Suplementos de arginina diminuem a sensação de cansaço, recarregando a energia e  dão disposição. Assim, o suplemento ajuda na eliminação das toxinas produzidas pelo corpo e que geram cansaço físico e mental. Por isso, é indicado em casos de cansaço.

Pratique exercícios físicos

Estar ativo também é essencial. Isso porque os exercícios físicos trazem diversos benefícios para o corpo e para a mente, e um deles é a redução das dores no frio.

“Ao parar de praticar exercícios no inverno, os músculos ficam enrijecidos, contribuindo para o aparecimento dos incômodos”, esclarece a fisioterapeuta Fernanda Maria Rachid.

Durma bem

É difícil ter disposição quando você está cansado. Assim, não dormir o suficiente pode diminuir a velocidade do seu cérebro, dificultando a motivação e a atenção. Então, para garantir que seu próximo dia seja produtivo e cheio de energia, programe uma quantidade adequada de horas de sono na noite anterior. Assim, seu cérebro vai agradecer.

Beba água para ter mais disposição

A água é essencial para o corpo humano. Afinal, quase 60% do peso total de um adulto é água. Sem ela, o corpo desidrata e podem ocorrer alteração de pressão arterial, deficiências renais, dores de cabeça, a pele resseca entre outras questões.

Fontes e referências: 

Dr. Bruno Miranda, ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Fernanda Maria Rachid, fisioterapeuta.

Chen-Kang C. Branched-Chain .Amino Acids and Arginine Improve Performance in Two Consecutive Days of Simulated Handball Games in Male and Female Athletes: A Randomized Trial. Plos One. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0121866