Saiba como ser mais otimista com algumas dicas
A vida cotidiana pode ser muito estressante e, com isso, levar a diversos problemas de saúde. A chave para uma pessoa se sentir realizada e poder realizar suas metas é ser mais otimista.
Existem estudos que comprovam que pessoas otimistas vivem mais e tem uma saúde melhor. O otimismo ajuda a acreditar em si mesmo e na habilidade de resolver soluções com mais facilidade. Além disso, não só traz a sensação de felicidade, mas também de se sentir mais confiante.
Leia mais em: Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade
Como ser mais otimista?
Se você pensa em cultivar isso em sua vida e não sabe como começar, existem maneiras para isso.
Concentrar-se nas soluções, e não nos problemas te ajuda a ser mais positivo
Se você está passando por algum problema, se sentindo negativo e seus pensamentos se voltam para isso, você deve começar a olhar o lado positivo das coisas. Comece a se perguntar “O que eu posso fazer para melhorar essa situação?”. O pensamento focado em resolver as situações traz a sensação de avanço, bem como o otimismo.
Encontrar alguma melhoria para sua situação atual o torna mais otimista
Uma maneira de praticar o otimismo e ter mais pensamentos positivos é focar em procurar qualquer melhoria na situação que você está passando, como uma solução, por menor que seja.
Reconhecer a si mesmo
Adquira o hábito de reservar alguns minutos do dia e perguntar para si mesmo “O que eu fiz de bom hoje?”. Feito diariamente, esse simples gesto reforça eventualmente o otimismo e a autoconfiança.
Leia também: Saúde mental e saúde emocional: As diferenças e semelhanças entre elas
Cultivar um corpo feliz
O otimismo é mais fácil quando você se sente bem, por isso, um corpo feliz pode ajudar a gerar pensamentos positivos. Os fatores que interferem na capacidade de ter um bom humor e energia positiva incluem: falta de sono, energia esgotada devido a hábitos alimentares e de estilo de vida inadequados e muito pouco exercício. Assim, para obter um foco e desempenho mentais ideais, adote uma melhor abordagem de saúde mental e física – durma, descanse, gerencie seu estresse, tenha uma boa dieta e faça bastante exercício físico.