Como relaxar os olhos?
A correria do dia a dia causa desconforto e cansaço na visão. Por isso, é comum nos depararmos com olhos vermelhos, lacrimejando e com coceira. Além disso, o incômodo pode ser acompanhado de dores de cabeça e tensão na região do pescoço. Porém, algumas opções de exercícios simples ajudam a amenizar os sintomas. Por isso, veja agora como relaxar os olhos.
Leia mais: Saúde ocular: afinal, como cuidar da visão em tempos de telas
Dicas de como relaxar os olhos
Um dos principais motivos para o surgimento dos incômodos sintomas na região dos olhos é o uso prolongado de computadores e celulares. Ou seja, tal comportamento, inevitável nos dias atuais, pode prejudicar muito a visão. Para aliviar o cansaço, existem alguns exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar e hora que vão ajudar no relaxamento e cuidado dos olhos. Veja algumas opções.
Palming
O palming é um exercício do yoga que proporciona descanso à visão. É conhecido como uma das melhores formas de relaxar o nervo óptico. Veja como fazê-lo:
- Primeiramente, posicione-se de uma forma confortável;
- Em seguida, esfregue as mãos para aquecê-las;
- Então, feche os olhos e os cubra-os com a palma das mãos, que devem estar em formato de concha;
- Fique nesta posição de 3 a 5 minutos, evitando a entrada de luz nos olhos;
- Importante: não esfregue ou faça pressão nos olhos.
Algumas pessoas alcançam o nível de relaxamento imediatamente, mas outras podem demorar alguns minutos. Além disso, o exercício deve ser realizado ao acordar e antes de dormir. Para quem fica muito tempo em frente ao computador, pode fazer o exercício durante o dia e quantas vezes forem necessárias.
Movimentos para fazer com os olhos
- Sente em uma cadeira com a cabeça reta e olhe para quatro direções diferentes o mais longe que alcançar. Olhe para os lados, para cima e para baixo, até cinco segundos. O importante é mexer apenas os olhos e deixar a cabeça firme. Repita por três vezes a sequência.
- Sente-se com a coluna reta em um lugar bem confortável. Estique o braço, com o polegar virado para cima, à frente do nariz. Escolha cinco pontos: a ponta do nariz, o polegar e o braço estendido, mais dois objetos do ambiente, e olhe para cada um deles, mantendo o olhar por alguns segundos.
- Também com o auxílio das mãos, dessa vez usando os indicadores, posicione o indicador da mão direita a uma distância de aproximadamente metade do seu braço e o indicador esquerdo a uns 15 centímetros atrás do primeiro. Por aproximadamente um minuto, em um ritmo constante, alterne o olhar de um dedo para o outro.
Como relaxar os olhos: faça massagens nos olhos
Outra sugestão é fazer uma massagem. Use os polegares em movimentos circulares começando abaixo das sobrancelhas, próximo à parte superior do nariz, até a extremidade das pálpebras. Ao final, repita a massagem pelo tempo que desejar.
Piscar
Relaxe os músculos faciais e pisque suavemente sem fazer esforço por aproximadamente 20 vezes. Desse modo, faça esses movimentos de abrir e fechar as pálpebras para estimular a circulação de sangue na região e lubrificar os olhos.
Como relaxar os olhos: dê um tempo das telas
Uma outra forma de relaxar os olhos é ficar um bom tempo longe das telas e da exposição de iluminação artificial. Dessa forma, se você trabalha com computador, reserve pelo menos 5 minutos a cada 2 horas de utilização do equipamento para mudar o foco dos olhos e não encarar a tela da sua máquina.
Além disso, aproveite os finais de semana e os dias de folga para ficar o máxima possível sem expor os olhos às telas de computadores, celulares, televisores e tablets.
Procure ajuda de um especialista
Por fim, nenhuma das dicas citadas acima substitui o acompanhamento e o diagnóstico de um médico oftalmologista. Por isso, se notar desconfortos constantes e não conseguir relaxar os olhos procure imediatamente um profissional especialista.
Assim, anote os sintomas, a recorrência e tente perceber o que desencadeia a vista cansada, dor de cabeça, ressecamento dos olhos e outros sintomas que você possa estar sentindo.
Referências: