Como prevenir a obesidade?
O alto número de pessoas com obesidade no Brasil faz com que a doença seja considerada um problema de saúde pública, de acordo com o Ministério da Saúde. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto de 2023, mostram que o Brasil tem cerca de 41 milhões de pessoas com a doença. Somando o total de indivíduos acima do peso, o número chega a quase 96 milhões. Mas afinal, como prevenir a obesidade e fugir dessas estatísticas alarmantes?
Leia mais: Obesidade: o que é, tipos, tratamento e prevenção
Como prevenir a obesidade
De acordo com a Dra. Sueli Longo, nutricionista e presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), a obesidade é fator de risco para outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doenças do coração, entre outras. Portanto, tratar a obesidade é cuidar da saúde e prevenir complicações. Veja algumas dicas:
- Manter um estilo de vida saudável, isto é, com bons hábitos alimentares;
- Praticar, com regularidade, exercício físico;
- Ter um sono de boa qualidade.
“Atualmente, este tripé é o objetivo que todos temos de almejar para manter a saúde e prevenir doenças”, completa a especialista.
Qual é a importância de manter esses hábitos?
Por fim, a Dra. Sueli explica que, por meio dos hábitos saudáveis, é possível manter o peso adequado, controlar o consumo de açúcar, sal/sódio e gorduras, abandonar o sedentarismo, ter uma rotina de descanso e relaxamento físico e mental, e, por fim, conseguir controlar o estresse inerente ao viver. Ou seja, hábitos que podem melhorar e até reduzir os sintomas de quem tem obesidade.
Fonte: Dra. Sueli Longo, nutricionista e presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição).