Como limpar o ar-condicionado e o ventilador para evitar doenças

Bem-estar Casa Saúde
07 de Dezembro, 2023
Como limpar o ar-condicionado e o ventilador para evitar doenças

No calor, o ar-condicionado e o ventilador se tornam grandes protagonistas para amenizar as altas temperaturas. Mas, ao mesmo tempo em que eles podem aliviar o clima do ambiente, eles podem trazer prejuízos para a saúde, principalmente para o sistema respiratório. Por isso, veja agora como limpar o ar-condicionado e o ventilador para evitar problemas de saúde.

Leia mais: Calor intenso: como as altas temperaturas afetam o corpo e a saúde

A importância de limpar o ar-condicionado e o ventilador

De acordo com a Dra. Juliana Anauate, otorrinolaringologista do Hcor, não há problema em utilizar o ar-condicionado e o ventilador para amenizar o calor. No entanto, alguns cuidados ajudam a evitar problemas de saúde.

“Se o uso for feito de forma correta, não deverá acarretar maior predisposição de doenças no ambiente. Para isso, uma das medidas mais importantes é a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado e das pás dos ventiladores. Dessa forma, evita-se a dispersão de partículas de poeira que poderiam estar acumuladas nos ventiladores e nos filtros dos aparelhos de ar-condicionado”, explica a especialista.

Em resumo, se os filtros não estiverem limpos, aumenta-se a chance de proliferação de bactérias e fungos, que serão lançados no ambiente.

Riscos para a saúde

O ar frio que sai pelo ar-condicionado pode ressecar as vias aéreas, dificultando o movimento dos cílios presentes nas mucosas do nariz, dos seios da face e das vias aéreas inferiores. O movimento desses cílios serve para ajudar a expulsar os possíveis invasores como vírus, bactérias e fungos e alérgenos como os ácaros, que entram pela respiração. Isso acarreta um aumento da chance de ocorrência de doenças respiratórias como gripes, sinusites, pneumonias e rinites alérgicas.

Como limpar e frequência

Existem normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) sobre a limpeza do ar-condicionado. Para uso doméstico, recomenda-se a limpeza do filtro no mínimo a cada 2 meses. Já a parte interna, deverá ser feita por um técnico especializado a cada 6 meses. Além disso:

  • Fazer a limpeza constante dos aparelhos e dutos por onde sai o ar e troca dos filtros periódica. Isso serve para os aparelhos domésticos, de ambientes públicos e de veículos em geral.
  • Limpeza das pás dos ventiladores com pano úmido ou embebido em álcool.
  • Manter o termostato do ar-refrigerado na temperatura entre 21ºC e 23ºC e evitar temperaturas extremas.
  • Manter-se hidratado, beber uma quantidade adequada de água e lavar as vias aéreas com soro fisiológico para mantê-las limpas e hidratadas.

Fonte: Dra. Juliana Anauate, otorrinolaringologista do Hcor.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais