Como fazer batata-doce no micro-ondas? Receita leva até 10 minutos!
A batata-doce é um tubérculo muito requisitado por quem gosta de seguir uma rotina fitness e saudável. Isso porque ela é rica em fibras, vitaminas B, A, C e diversos minerais. Além disso, o alimento pode ser preparado de diversas formas: frito, cozido ou assado, por exemplo. Contudo, no forno, ele leva mais de tempo para ficar pronto. Então, se você quer uma refeição rápida, anote as dicas de como fazer a batata-doce no micro-ondas:
Como fazer batata-doce no micro-ondas?
Para preparar o alimento no micro-ondas, o primeiro passo é fazer pequenos furos na batata. Isso faz com que o vapor tenha lugares para escapar e não estoure o tubérculo. Os furos podem ser feitos com um garfo ou com uma faca. Em seguida, se quiser servir a batata inteira, tempere com azeite, sal e pimenta.
Leia também: Dieta low-carb: O que é, como fazer e cardápio
Na potência máxima do micro-ondas, uma batata-doce de tamanho pequeno a médio fica pronta em até cinco minutos. As maiores levam mais tempo, e uma ótima solução é cortar em pedaços para acelerar o processo. Para garantir que o alimento esteja cozido, espete uma faca ou um garfo: o acessório deve sair com facilidade. Se quiser armazenar as batatas após o cozimento, coloque-as em um pote hermético, desse modo, elas duram até três dias.
Quais materiais usar no micro-ondas?
Em muitas receitas de como fazer batata-doce no micro-ondas, é possível ver a utilização de sacos plásticos. Eles podem sim agilizar o cozimento do tubérculo, porém, é preciso ter cautela quanto ao material utilizado. Afinal, nem todos suportam as ondas de calor. Alguns plásticos liberam toxinas quando aquecidos.
Os “microwave safe” são próprios para o uso no eletrodoméstico (eles podem ser encontrados em mercados e açougues). Além do saco próprio para micro-ondas, usar potes e pratos de cerâmica e vidro também pode ser uma opção.
Por fim, é importante lembrar que não se deve levar o papel-alumínio ao micro-ondas. O metal tem alta condução de energia e o aquecimento do papel pode causar um incêndio.