Como fazer barra fixa? Dicas para iniciantes

Bem-estar Movimento
15 de Fevereiro, 2024
Como fazer barra fixa? Dicas para iniciantes

A barra fixa é a nova sensação da academia e dos boxes de CrossFit. O único problema? É que não é um exercício fácil de fazer, principalmente se você não trabalha os movimentos básicos antes. Mas não precisa desistir: com algumas dicas e persistência, dá para realizar as suas primeiras repetições no aparelho! Saiba mais:

Quais músculos são exigidos na barra fixa?

De acordo com a profissional de Educação Física e nutricionista Aline Becker, o principal músculo trabalhado em todos os movimentos de barra fixa é o chamado latíssimo dorsal (as famosas “asas das costas”), além de toda a musculatura das costas e o bíceps como um ajudante.

“Outros músculos das costas, como romboide, trapézio e redondo maior, também serão recrutados, mas não com o mesmo grau que o dorsal”, complementa.

Leia também: Exercícios para panturrilha: quais são os principais?

Ou seja, para conseguir fazer uma série de barra fixa de respeito, você precisa ter todas essas estruturas devidamente fortalecidas – isso sem falar em outras que parecem insignificantes, mas fazem toda a diferença (como o antebraço e os dedos das mãos!). Para isso, algumas dicas são essenciais:

Como fazer barra fixa: dicas para iniciantes

1 – Comece com uma suspensão

Segundo a profissional, é preciso ter em mente que só consegue realizar as repetições quem apostar em uma evolução nos treinos. “Ou seja, não adianta querer fazer a barra fixa se a pessoa ainda não consegue sustentar o próprio corpo”, diz.

O que fazer, então? Inicie apenas se pendurando na barra por alguns segundos, e vá aumentando esse tempo conforme for ganhando mais familiaridade com a posição e mais força nos músculos flexores dos dedos. “É um processo natural, onde estimulamos os músculos aos poucos, deixando que eles se adaptem, para aí sim, executar a barra fixa.”

2 – Aposte em variações mais simples

Um segredo para pessoas que estão no período de adaptação é deixar o corpo na diagonal. “Outra opção é realizar o exercício na vertical, mas utilizando um banco, step ou caixote para apoiar as pernas. Isso irá ajudar aqueles que ainda não conseguem fazer nenhuma repetição.”

Nesse último caso, você usa o caixote apenas para dar um pequeno impulso com os pés no início da fase concêntrica (subida) e segura ao máximo na fase excêntrica (ou seja, desce bem devagar).

O elástico (thera band) também pode ser um ótimo aliado dos iniciantes. Basta amarrá-lo na barra e prendê-lo nos pés – isso garantirá aquele impulso inicial necessário para elevar o tronco.

3 – Não balance o corpo na barra fixa

Na hora de subir, tente balançar o corpo o mínimo possível. “Quanto mais você balançar ele, menor será a ativação do dorso, já que o balanço irá diminuir a necessidade de geração de força. Então, evite balançar o corpo”, aconselha a personal.

4 – Faça outros exercícios para os músculos das costas

Durante os treinos, aposte em aparelhos e exercícios que fortalecem as regiões exigidas durante a barra fixa. Alguns exemplos são graviton, puxada alta, remada e pulldown.

“Eles são muito úteis para quem está no começo ou ainda não desenvolveu a força necessária para a realização do exercício. Somente depois de melhorar a sua força muscular você conseguirá executar a barra fixa”, afirma Aline Becker.

5 – Não exagere

Por fim, mas não menos importante: respeite o seu corpo! “Preste atenção e saiba a quantidade de repetições, o número de séries e a frequência semanal do exercício. É preciso ter muito cuidado para não haver excesso no treino. Isso pode levar a lesões, por isso, sempre devemos pensar na periodização.”

Fonte: Aline Becker, formada em Educação Física (CREF 055512-G/RJ) e Nutrição (CRN 23101433/P).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva