Como encontrar paz interior durante a pandemia

28 de maio, 2020

O momento atual pode ser uma verdadeiro desafio para a saúde mental. O excesso de notícias, a preocupação, o medo e o isolamento social contribuem para o acúmulo de estresse. Mas, existem sim maneiras de encontrar a paz interior no meio do caos. 

Paz interior é sobre acalmar o crítico interno que o incomoda e faz você duvidar ou pensar mal de si mesmo. Mas, durante essa época, é ainda mais importante cuidar do emocional para manter a calma. Portanto, com prática e muita dedicação, é mais que possível se sentir em paz. 

Elimine sua mentalidade de escassez

A mentalidade de escassez é a principal razão pela qual muitas pessoas têm dificuldade em acalmar os críticos internos. Isso porque pessoas com essa mentalidade tomam decisões baseadas no medo. 

Quebrar esse padrão de pensamento pode ser difícil. Por isso, é importante estar atento quando estiver tomando uma decisão. Ou seja, antes de bater o martelo, faça uma pausa, pergunte a si mesmo se esta é a decisão certa e tente se lembrar de que sempre irá existir outras oportunidades na vida.

Leia também: Como evitar o ressentimento em tempos de isolamento

Respire

Estar atento à respiração é muito importante. Nas práticas de yoga e meditação, você controla o jeito de respirar para ajudar a mudar seu estado de espírito. Uma ótima opção é a prática da respiração 4-7-8, que é baseada em uma técnica de yoga que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, feche a boca e inspire pelo nariz enquanto conta até quatro. Segure a respiração enquanto conta até sete e depois expire pela boca até a contagem de oito.

A longa expiração ajuda a estimular o sistema nervoso parassimpático, que rapidamente inicia uma resposta de relaxamento no corpo. 

Visualize seu lugar feliz

A técnica da visualização se torna cada vez mais fácil conforme você a pratica. Dessa maneira, quanto mais forte for sua visualização, mais eficaz ela é. 

Você pode imaginar o oceano, um lugar que tenha vontade de visitar, brincando com o seu animal de estimação ou a companhia de alguém que você ama. Tente obter todos os detalhes possíveis em sua mente – os cheiros, os sons, o toque e as texturas. Relembrar essas memórias vivas fará com que seu corpo realmente está lá, o que o deixará relaxado.

Pratique a aceitação

Em modo geral, para acessar sua paz interior é essencial aceitar que a existência de coisas que estão fora de seu controle, por mais difícil que seja. 

Não devemos resistir às circunstâncias, pois isso leva ao sofrimento, que é o oposto da paz interior. É um processo desafiador e o cérebro pode resistir por impulso. Por exemplo, quando você está em uma longa fila de supermercado, pense se você está atrasado ou se sentindo realmente estressado. Sendo assim, pense positivo e veja isso como uma oportunidade para praticar a paciência e a autocompaixão.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.