Entre o outono e o inverno, as temperaturas mais amenas tendem a preocupar os pais — principalmente os de primeira viagem — com relação a como dar banho no bebê nos dias frios. Contudo, algumas práticas podem ajudar a amenizar o desconforto e evitar doenças.
Veja também: Vômito após o medicamento: saiba como agir com as crianças
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o banho pode ser diário, mas também pode ser realizado 2 a 3 vezes por semana, desde que se higienize as pregas, o coto umbilical e a área de fraldas, respeitando os hábitos culturais de cada família. Ainda sim, é importante não adiar muito o momento do banho, já que ele pode ser rápido e relaxante para o bebê.
A seguir, confira algumas dicas de como higienizar o seu filho nos dias mais frios.
Temperatura adequada
Mesmo que os dias estejam mais gelados, não precisa exagerar na temperatura da água do banho do bebê. O ideal é deixá-la entre 36 e 37 graus. Caso você tenha um termômetro, a tarefa fica mais fácil. Contudo, na ausência do aparelho, insira o cotovelo na banheira até o final, se não sentir incômodo, a temperatura da água está propícia para o bebê.
Prepare o ambiente
Antes de expor o pequeno ao frio, prepare o ambiente do banho e da troca, se certificando que as janelas e portas estão devidamente fechadas para que a corrente de ar não cause incômodo no bebê. Lembre-se se reservar toalhas, troca de roupa e todos os produtos. Dessa forma, ela ficará menos exposta à baixa temperatura.
Seque bem o bebê
Ainda que o banho em épocas frias seja mais rápido, invista um tempo para secar o bebê por completo. Se a criança tiver muito cabelo, vale utilizar um secador para evitar que a umidade afete a sua imunidade.
Invista em produtos hipoalergênicos
Para cuidar da pele do bebê da melhor forma, os pais devem apostar em produtos de limpeza suave e que sejam específicos para as crianças, já que esses itens não alteram o pH fisiológico da pele de maneira significativa. Além disso, ao escolher sabonetes líquidos infantis, opte pelos produtos sem perfume.
Hidrate o bebê
Os hidratantes já podem fazer parte da rotina do bebê no período neonatal, de preferência após o banho. Contudo, a escolha do produto deve ser criteriosa para minimizar o risco de irritação. Essa hidratação reforça a barreira de proteção da pele e evita a sensibilização.
Referência: Sociedade Brasileira de Pediatria.