Dicas de como aprender a ouvir mais as pessoas

Bem-estar Equilíbrio
08 de Outubro, 2020
Dicas de como aprender a ouvir mais as pessoas

A comunicação não se resume apenas em histórias e conversas sobre ideias, objetivos e sonhos. Quando desenvolvemos a capacidade de realmente escutar, compreendemos melhor as informações, o que aumenta a confiança das pessoas. No entanto, ouvir mais as pessoas pode ser uma tarefa difícil para muitos. 

Desse modo, aprender a ouvir mais as pessoas pode melhorar qualquer relacionamento que temos em nossas vidas. Afinal, quem não gosta de ser escutado? Portanto, veja algumas dicas que podem ajudar.

Leia também: Desapego emocional: O que é e como lidar

Mostre interesse

Mostrar interesse durante uma conversa é essencial. Segundo um estudo feito na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, ouvir vai além de ficar em silêncio enquanto o outro fala.

Então, reconheça o que as pessoas estão dizendo com contato visual ou acenando com a cabeça. A linguagem corporal, o tom e outros “sinais” físicos podem demonstrar como alguém está se sentindo em relação ao que está sendo falado.

Mantenha o contato visual 

O contato visual é a comunicação não verbal mais eficiente para demonstrar que você está realmente prestando atenção. Nesse sentido, tente olhar apenas para a pessoa que está falando, evitando desviar para os lados.

Demonstre empatia

Ter empatia significa se colocar no lugar do outro e entender como ele está se sentindo naquele momento. Mesmo que você não concorde com o que está sendo dito, ajude a identificar o que a pessoa quer dizer, apoiando-a. 

Compartilhe o que você fez em uma situação semelhante

Quando alguém passar por uma situação que você já vivenciou e vier pedir conselhos, diga o que você fez e como lidou com isso.

Faça disso um hábito

Tornar-se um ouvinte melhor traz diversos benefícios, a comunicação fica mais clara e fortalece as amizades. Além disso, aprender a escutar o ajudará a compreender e ter mais empatia com outras pessoas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor