Dicas de como aprender a ouvir mais as pessoas
A comunicação não se resume apenas em histórias e conversas sobre ideias, objetivos e sonhos. Quando desenvolvemos a capacidade de realmente escutar, compreendemos melhor as informações, o que aumenta a confiança das pessoas. No entanto, ouvir mais as pessoas pode ser uma tarefa difícil para muitos.
Desse modo, aprender a ouvir mais as pessoas pode melhorar qualquer relacionamento que temos em nossas vidas. Afinal, quem não gosta de ser escutado? Portanto, veja algumas dicas que podem ajudar.
Leia também: Desapego emocional: O que é e como lidar
Mostre interesse
Mostrar interesse durante uma conversa é essencial. Segundo um estudo feito na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, ouvir vai além de ficar em silêncio enquanto o outro fala.
Então, reconheça o que as pessoas estão dizendo com contato visual ou acenando com a cabeça. A linguagem corporal, o tom e outros “sinais” físicos podem demonstrar como alguém está se sentindo em relação ao que está sendo falado.
Mantenha o contato visual
O contato visual é a comunicação não verbal mais eficiente para demonstrar que você está realmente prestando atenção. Nesse sentido, tente olhar apenas para a pessoa que está falando, evitando desviar para os lados.
Demonstre empatia
Ter empatia significa se colocar no lugar do outro e entender como ele está se sentindo naquele momento. Mesmo que você não concorde com o que está sendo dito, ajude a identificar o que a pessoa quer dizer, apoiando-a.
Compartilhe o que você fez em uma situação semelhante
Quando alguém passar por uma situação que você já vivenciou e vier pedir conselhos, diga o que você fez e como lidou com isso.
Faça disso um hábito
Tornar-se um ouvinte melhor traz diversos benefícios, a comunicação fica mais clara e fortalece as amizades. Além disso, aprender a escutar o ajudará a compreender e ter mais empatia com outras pessoas.