Como acabar com mau hálito por meio da alimentação?
O mau hálito é uma condição que, além de sinalizar que algo não vai bem, atrapalha o convívio social, podendo abalar a autoestima do indivíduo e deixá-lo constrangido em diversas situações. O odor desagradável pode aparecer por falta de higiene bucal, alimentação, desidratação, uso de produtos com tabaco ou ser um indicativo da presença de outras doenças mais complicadas. Por isso, é essencial procurar um profissional para entender a causa e buscar o tratamento adequado. De qualquer forma, um estudo recente descobriu como acabar com mau hálito por meio do consumo de alimentos probióticos.
Pesquisadores da Universidade de Sichuan, na China, investigaram como os alimentos probióticos atuam frente ao mau hálito. Eles reuniram os resultados de sete estudos anteriores, que envolviam, ao todo, 278 pessoas entre 19 e 70 anos.
A revisão definiu, então, a gravidade do nível de mau hálito pela quantidade de proteínas que causam o mau cheiro presentes, sobretudo, na boca e na língua dos participantes. Além disso, a quantidade de placa bacteriana também foi levada em consideração.
Por fim, eles perceberam que os voluntários que receberam probióticos (os quais foram administrados em cápsulas) tiveram uma redução considerável do mau hálito em comparação com aqueles que ingeriram placebo.
Entretanto, os resultados duraram cerca de quatro semanas. Por isso, os pesquisadores acreditam que o consumo deve ser prolongado para ter efeitos duradouros.
Como acabar com mau hálito? Invista nos probióticos
Os probióticos são micro-organismos vivos que melhoram a saúde geral do corpo. As bactérias benéficas vivem no intestino e melhoram a flora, facilitam a absorção de nutrientes, ajudam a digestão e melhoram o sistema imunológico.
Assim, existem duas formas principais de consumo, através de alimentos com probióticos naturais ou por meio do uso de suplementos.
Veja quais são os principais alimentos fonte de probióticos:
- Iogurte natural;
- Kefir;
- Leite fermentado;
- Kombucha;
- Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras;
- Por fim, suplementos.
Além de investir nos probióticos, caso você sofra com a halitose, vale tentar outras estratégias para entender como acabar com mau hálito. Escovar os dentes e a língua com uma frequência maior e dar atenção para a higiene bucal é o primeiro passo. Evitar ficar muitas horas sem comer, beber água e consultar um dentista de forma periódica são outras estratégias importantes.
Além disso, caso o odor desagradável seja recorrente, é imprescindível a consulta com um médico para entender se não se trata de um efeito colateral de uma condição mais complexa.
Leia também: Você sabia que existe relação entre mau hálito e TPM?