Cólicas no frio podem ser mais intensas; veja como amenizá-las
Muitas mulheres sofrem com cólicas menstruais, que costuma afetar a produtividade e a qualidade de vida. Mas, com a chegada do inverno, as cólicas podem ser ainda piores. A razão é que, com o frio, os vasos sanguíneos se comprimem, podendo intensificar as cólicas. É comum o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio momentâneo. Contudo, existem outras formas de melhorar as cólicas no frio que vão além dos medicamentos.
Veja também: Beber álcool durante a menstruação faz mal?
Como aliviar as cólicas no frio?
Confira algumas dicas de Patrick Bellelis, ginecologista do setor de endometriose do Hospital das Clínicas FMUSP:
Faça compressas de água morna
Uma das técnicas mais antigas e reconfortantes é altamente eficaz, pois o calor ativa o fluxo sanguíneo e alivia as dores. Basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa no local das cólicas por cerca de 15 minutos. Para evitar queimaduras, coloque um pano entre a bolsa e a pele.
Aposte em bebidas quentes
As bebidas quentes têm o mesmo efeito da bolsa térmica, melhorando as cólicas no frio. Entretanto, evite bebidas com cafeína, que podem agravar as dores em algumas mulheres. Faça chás, como de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda, que possuem propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias.
Cuide da alimentação
Doces e comidas mais gordurosas, por exemplo, podem causar inchaço e retenção de líquido, o que favorecem as cólicas menstruais. Dessa forma, durante o ciclo, mantenha uma dieta mais equilibrada, com pouco açúcar e gordura. Priorize o consumo de legumes, verduras, frutas e carnes magras, além de ingerir bastante água.
Mantenha hábitos saudáveis para reduzir as cólicas no frio
Exercícios físicos ajudam muito na diminuição da dor durante o período menstrual. O movimento aumenta o fluxo sanguíneo, liberando endorfina, o que controla as dores. Em contrapartida, fumar pode ser ainda mais prejudicial nessa época, devido à vasoconstrição causada pelo tabaco. Então, evitar fumar também é a melhor opção para amenizar as cólicas.
Descanse
O estresse atrelado a um estilo de vida corrido, contribui bastante para o aumento das cólicas. Quando o corpo descansa durante um sono de qualidade, o equilíbrio é restabelecido. Então, o descanso aliado aos hábitos saudáveis, contribuem para um ciclo menstrual com menos desconforto.
Fique de olho na persistência e intensidade das cólicas
Embora sejam comuns, as dores podem estar atreladas a outras condições. Uma delas é a endometriose, que atinge cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva, impactando profundamente a saúde da mulher.
De acordo com Bellelis, quando as dores acontecem fora do período, é um sinal para buscar acompanhamento médico. Portanto, é importante observar os sinais do corpo e buscar auxílio profissional para investigar o desconforto persistente.