Exercícios que ajudam a diminuir o colesterol
Se os seus níveis de colesterol LDL (ruim) estão acima da média, então o exercício físico pode ser uma ótima forma de diminuí-los. Doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias outras doenças relacionadas ao colesterol alto têm sido considerado preocupante.
Assim, os tipos certos de atividades físicas, feitas regularmente, podem aumentar os níveis de colesterol HDL (bom), que protege o coração e reduz os níveis de triglicerídeos.
Um estudo australiano publicado na BMC Public Health apontou uma combinação de treinamento aeróbico (cardio) e de resistência como o melhor plano para reduzir o risco de doença cardiovascular.
Leia também: O que causa o colesterol alto
Dessa forma, os pesquisadores descobriram que o envolvimento em ambos os tipos de exercícios conferia maiores benefícios para perda de peso, perda de gordura e aptidão cardiorrespiratória.
Qual exercício você precisa para cortar o colesterol?
Para melhorar os níveis de colesterol, bem como diminuir a pressão arterial e o risco de ataque cardíaco e derrame, o recomendado é uma média de 40 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada a vigorosa três ou quatro vezes por semana.
Leia também: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Exemplos de exercícios de intensidade moderada incluem:
- Caminhar rapidamente (5 km/h ou mais rápido)
- Ciclismo (16 km por hora ou mais lento)
- Jogar tênis (duplas)
Exemplos de exercícios de intensidade vigorosa incluem:
Também conhecido como treinamento de força, o treinamento de resistência usa máquinas, pesos livres, faixas ou seu próprio peso corporal para construir músculos. Portanto, a adição de músculos aumenta a taxa metabólica, assim você queima mais calorias mesmo quando está em repouso.