Coffee nap: O cochilo com café que deixa seu dia mais produtivo

11 de junho, 2021

Após o almoço, não é incomum bater aquela sonolência, bem como ter vontade de dormir — especialmente no home office. Se você costuma lidar com isso diariamente, saiba que com o coffee nap é possível deixar o seu dia ainda mais produtivo ao tirar uma soneca.

O coffee nap é nada menos do que tomar uma xícara de café após o almoço e cochilar por 20 minutos. A tradução já diz tudo: cochilo cafeinado. 

Sentir sono depois do almoço é um mecanismo natural do nosso organismo, chamado de sonolência pós-prandial. Dessa forma, isso ocorre porque o corpo precisa transformar os nutrientes dos alimentos em energia.

Leia também: Alimentos ricos em melatonina que ajudam a dormir melhor

A importância do coffee nap

Especialistas explicam que o coffee nap aumenta os níveis de energia por causa de seu efeito na adenosina, uma substância química que promove o sono. Quando começamos a sentir sono e cansaço, a adenosina circula pelo nosso corpo em grandes quantidades. 

Dessa maneira, essa substância é captada pelos receptores do cérebro. Se você tomar café, a cafeína compete por esse espaço e impede que a adenosina seja recebida pelo cérebro. Portanto, a sensação de sonolência vai embora.

Um estudo feito pela Universidade do Sul da Austrália testou a eficácia do coffee nap. 

Leia também: Melatonina: Tudo sobre o hormônio do sono

Assim, a pesquisa contou com a participação de seis pessoas, que deviam ingerir 200 mg de cafeína ou placebo antes de tirar um cochilo de 30 minutos. Os participantes realizaram o teste às 03h30 da madrugada, pois neste horário eles teriam mais sono e, consequentemente, conseguiriam dormir mais facilmente sem comprometer a pesquisa.

Por fim, os resultados mostraram que através do coffee nap, houve menos fadiga após o cochilo em comparação com o placebo. 

Leia mais em: A importância do sono no emagrecimento e regulação hormonal

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo