Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável
Pele luminosa, lábios brilhantes, bochechas rosadas e cabelos penteados para trás são alguns dos principais componentes da tendência Clean Girl Aesthetic (estética da garota limpa, em tradução livre). Provavelmente, você já viu alguém utilizando essa nova tendência ao rolar o feed das suas redes sociais. Alguns exemplos de personalidades mais famosas que adotaram esse visual são: Hailey Bieber, Selena Gomez e Kendall Jenner.
A trend, que já acumula mais de 4 bilhões de visualizações no TikTok e marca presença no lifestyle de celebridades, tem como principal objetivo valorizar a beleza natural, o que se traduz em tentar conquistar uma aparência de pele saudável, bem cuidada e com o mínimo de maquiagem.
Veja também: Clean Beauty: o que é e como adotar este movimento
Clean Girl Aesthetic: Como adotar a nova tendência de beleza
De acordo com a dermatologista Lilian Brasileiro, ter uma pele naturalmente bonita resulta de uma rotina de cuidados adequada que considere fatores como: genética, idade e época do ano. Nesse sentido, a dermatologista ressalta que ter bons hábitos saudáveis — alimentação equilibrada, sono de boa qualidade e praticar exercícios regulares — são fundamentais para a manutenção da beleza da pele.
Portanto, a seguir, confira 5 dicas de especialistas para conquistar uma pele bonita, saudável e que potencialize a estética Clean Girl.
1. Skincare minimalista, mas nem tanto
Assim como na maquiagem, a trend Clean Girl Aesthetic incentiva o minimalismo na skincare, o que consiste em simplificar e estabelecer uma rotina diária de apenas três passos: sabonete de limpeza, hidratante e filtro solar, que devem ser usados nessa ordem. Nesse sentido, vale caprichar na hidratação, já que ela é uma das principais responsáveis pelo aspecto iluminado e natural da tendência Clean Girl.
Do mesmo modo, também vale acrescentar alguns passos nessa rotina para melhorar ainda mais a qualidade da sua pele. É o caso da esfoliação, que é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruir os poros e ajudar na renovação celular. No entanto, a utilização de produtos esfoliantes não deve ser constante para não causar reações indesejadas na pele, como ressecamento, irritação e ardência. Nesse sentido, a recomendação é esfoliar a pele uma vez por semana ou a cada 15 dias.
2. Clean Girl: estilo de vida importa
Quem deseja uma pele bonita, luminosa e uniforme sem precisar recorrer à maquiagem deve investir em hábitos saudáveis, principalmente no que se refere à alimentação. “A alimentação é a principal fonte de nutrientes necessários para a manutenção da pele e dos anexos cutâneos, como os cabelos e unhas”, afirma a médica nutróloga, Dra. Marcella Garcez.
Portanto, é fundamental manter uma dieta equilibrada, variada e natural para conquistar uma pele saudável. Lembre-se de evitar o consumo de ultraprocessados, frituras e excesso de açúcares. Em substituição a esses alimentos, introduza mais vegetais e alimentos in natura na dieta.
Além de contribuir para a saúde do corpo, praticar exercícios físicos regularmente também ajuda a conquistar uma pele mais bonita. “Durante a atividade física, nossa circulação fica mais ativa. O sistema arterial aumenta o fluxo sanguíneo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. Como resultado, a pele torna-se mais hidratada, corada e mais viçosa”, acrescenta a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.
Por fim, é importante evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, que podem tornar a pele ressecada e opaca.
3. Produtos cremosos que potencializam o “efeito glow”
Essa é uma das principais características da tendência Clean Girl — uma pele glow. Nesse sentido, vale investir em produtos com aspectos mais cremosos, inclusive itens de maquiagem, como o blush, base e o contorno, que, em versões líquidas, conferem mais viço à pele. Além de apresentaram um grau mais forte de fixação, os produtos cremosos ajudam a potencializar os aspectos naturais da pele e sem pesar.
4. Proteção solar
O rosto é uma das partes do corpo que mais ficam expostas aos raios solares ao longo do dia, sendo necessário protegê-lo com atenção. Dessa forma, dentre as muitas opções de mercado, o protetor solar em creme é o tipo mais eficiente para manter a pele do rosto saudável – principalmente com fatores acima de 50. Além de proteger dos raios UVA e UVB, ele também ajuda a controlar a oleosidade da pele.
Portanto, recomenda-se a aplicação de um protetor solar oil free e com acabamento em toque seco, associado a ativos que controlam a produção de sebo, como a sílica. Além disso, vale lembrar de reaplicar o produto ao longo do dia.
5. Massagens são bem-vindas
A automassagem facial é uma ótima maneira de amenizar a aparência de rugas e linhas de expressão, melhorar o tônus muscular e conferir hidratação à pele. “Isso porque a massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.
A automassagem pode ser realizada com o auxílio de séruns ou cremes, que devem ser aplicados com movimentos deslizantes por toda a região do rosto, pescoço e colo até total absorção do produto. Outra dica interessante é acrescentar rolos massageadores que são feitos de materiais gelados e ajudam a espalhar os produtos e melhorar a aderência dos produtos à pele.
Fontes:
Lilian Brasileiro, dermatologista.
Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga.
Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular.