Cisto de baker: o que é, sintomas e tratamento
O cisto de baker – também conhecido como cisto da fossa poplítea – consiste em um nódulo que surge na região posterior do joelho por conta do acúmulo de líquido na região. Assim, o problema causa dor e rigidez nos joelhos, que costumam piorar durante movimentos como levantar as pernas e praticar exercícios físicos. Muitas vezes, o cisto chega a ser palpável e até mesmo visível.
Apesar de ter várias causas, geralmente, o cisto de Baker é resultado de outros problemas na região do joelho, como artrite, desgaste da cartilagem ou lesão no menisco. Principalmente quando associado a esses tipos de problema, o cisto pode manter-se dolorido por um longo período de tempo.
Em casos mais graves, o cisto de Baker pode romper e causar dor intensa, que pode irradiar para a panturrilha. Por isso, é importante buscar tratamento para evitar complicações.
Leia também: Joelho de corredor: Saiba como identificar e tratar a lesão
Causas
O cisto de Baker pode aparecer por diferentes razões. Dessa forma, veja abaixo as principais:
- Pancada no joelho;
- Lesões de ligamento;
- Desgaste na articulação do joelho;
- Osteoartrite;
- Artrite inflamatória;
- Gota.
Qualquer pessoa está suscetível a desenvolver o cisto de Baker, inclusive crianças. Contudo, mulheres e idosos acima de 60 anos são mais propensos.
Sintomas do cisto de Baker
- Inchaço atrás do joelho;
- Dor ou sensação de incômodo no na região ou em áreas próximas;
- Formigamento na perna;
- Dor mais intensa ao esticar o joelho ou subir escadas;
- Rigidez ao movimentar o joelho.
Se os sintomas persistirem por mais de quatro semanas, o recomendado é consultar um ortopedista. Sendo assim, o médico pode pedir exames de imagem como ressonância magnética para ter o diagnóstico completo e iniciar o tratamento.
Tratamento
Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento é feito dependendo da gravidade de cada caso. Mas na maioria dos casos, o médico indica primeiro o repouso das articulações, ou seja, evitar movimentar o joelho.
Dessa forma, o tratamento pode ser feito com anti-inflamatórios e analgésicos, aplicações de compressas de gelo na parte de trás do joelho ou sessões de fisioterapia.
Quando o cisto de Baker é rompido ou está muito grande, pode ser necessário drená-lo ou realizar cirurgia.