Cirurgia para artrose: entenda o procedimento de Luciano Szafir
O ator Luciano Szafir, de 53 anos, vai passar por uma cirurgia para artrose para a implantação de uma prótese na perna. Em 2021, Szafir foi internado com Covid-19 e agora trata as sequelas da doença. Além dessa cirurgia, o ator também fez reconstrução do intestino e colostomia.
Em entrevista à coluna da jornalista Patrícia Kogut, no portal O Globo, ele afirmou que já retomou a dieta cotidiana e que só falta a “questão da perna”. “A Covid acelerou um processo de artrose. Isso me faz sentir dor e dificulta a minha mobilidade. Recentemente, por exemplo, me viram de cadeira de rodas no aeroporto e recebi muitas ligações de pessoas preocupadas”, disse.
Ele afirmou que no dia em que foi visto no aeroporto, participou de um evento e ficou em pé por muito tempo. De acordo com Szafir, a dor intensa foi uma consequência. “Eu ainda estou com limitações, mas a cirurgia vai resolver isso”, comentou.
O que é a artrose?
Antes de tudo, a artrose é uma doença degenerativa articular que pode ter causas primárias ou secundárias. A doença é frequente em pessoas mais velhas e com traumatismo articular. Além disso, a condição é acentuada se houver predisposição familiar.
Mesmo que Szafir não tenha especificado mais sobre seu caso, a maioria dos quadros de artrose na perna acontecem no joelho. Dessa forma, o tratamento é multidisciplinar, ou seja, envolve alimentação saudável, atividades físicas adequadas, fisioterapia e uso de medicamentos. Além disso, a cirurgia é uma opção para quem sofre com a artrose.
Leia também: Rizartrose: tudo sobre o desgaste que afeta o polegar
Como é a cirurgia para artrose?
De acordo com o artista, a artroplastia é uma cirurgia avançada. Assim, é feita a fixação de uma prótese de cerâmica na perna que, segundo Szafir, costuma durar entre 20 e 30 anos.
Especialistas confirmam que trata-se de um procedimento complexo. É feito, na maioria das vezes, em maiores de 65 anos ou portadores de doenças inflamatórias. Dessa forma, durante o procedimento, é feita a substituição total da articulação por implantes metálicos ou sintéticos. Assim, alivia as dores geradas pela artrose.
No entanto, a artroplastia só é recomendada se não houver chance de melhora com outros tratamentos ou se o joelho está danificado. O Ministério da Saúde indica levar muletas ou andador para mais conforto no pós-operatório. A orientação também vale para exercícios recomendados pelos médicos, que devem ser feitos em casa, antes do procedimento.
Pós-operatório da cirurgia para artrose
Depois da cirurgia, o joelho fica imóvel e conta com drenos. Em casa, a perna operada deve se manter elevada. A fisioterapia acontece poucos dias após a artroplastia. Além disso, é indicado não deitar do lado operado e nem colocar almofadas embaixo do joelho. Por fim, o ideal é não abusar da perna operada ao retornar os movimentos, mantendo o cuidado e atenção.
Referência: Associação Médica Brasileira (AMB); Ministério da Saúde.