Cinco dicas para evitar os danos solares e manter os cuidados com a pele

Beleza
15 de Dezembro, 2022
Cinco dicas para evitar os danos solares e manter os cuidados com a pele

Dezembro chegou, e com ele, o verão, acendendo o alerta para os cuidados ainda mais intensos com a pele. A conscientização sobre os riscos de câncer devido à exposição solar é tão importante que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja para orientar a população a manter hábitos adequados de proteção solar e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para uma avaliação especializada. Confira agora cinco dicas para evitar os danos solares e manter os cuidados com a pele nesse período!

Leia mais: Câncer de pele: conheça os principais tipos e como prevenir

Cinco dicas para evitar os danos solares

A dermatologista Juliana K. de Almeida dá cinco dicas de como se proteger e manter a pele bem cuidada.

1 – Usar filtro solar FPS 60 todos os dias;
2 – Aplicar na face, orelhas, pescoço e colo;
3 – Reaplicar filtro solar no almoço;
4 – Usar também filtro solar labial, pois existe câncer de pele nos lábios também;
5 – Ao se expor ao sol, usar além do filtro solar, óculos, chapéu e roupa com proteção UV.

Leia mais: Afinal, qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele? 

Outras recomendações

A especialista frisa que os cuidados de prevenção devem ser permanentes, nos momentos de lazer, na praia, na piscina, nos parques e também durante a rotina diária, em casa e no trabalho. O uso do filtro solar deve ser integrado ao dia a dia. “O sol tem efeito cumulativo e por mais que você fique pouco tempo exposto, aquele minutinho todos os dias da sua vida vai se tornar um acúmulo de sol que você toma sem proteção. Então, é recomendado o uso do protetor solar diariamente, mesmo quando estiver nublado ou se ficar somente em lugar fechado.”

A principal recomendação é diminuir a exposição e, caso ela aconteça, usar filtro solar fator 60, chapéu, óculos escuros grandes e roupas com proteção UV. Face, orelhas, colo, nuca são áreas mais expostas e devem receber maior atenção na hora de passar o filtro, que deve ser aplicado de manhã, no almoço e no final da tarde. Se transpirar muito ou estiver na piscina ou na praia, é essencial reaplicar a cada duas horas.

Para não ter desculpas e usar o filtro, a dica de Juliana é deixar o protetor sempre à mão, na bolsa, na mochila, na necessaire, na gaveta da mesa do trabalho. “Muita gente diz que não usa por falta de tempo, mas é só fazer virar rotina. Em casa, deixe ao lado da escova de dente que logo o uso se torna um hábito”, ensina a dermatologista.

Os riscos de não proteger a pele

Embora, cada vez mais, o câncer de pele esteja crescendo na população masculina – é o segundo mais incidente depois do câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer-, os homens ainda resistem ao uso de protetor. “Em geral os homens se expõem mais ao sol e se protegem menos. Reclamam que os filtros são pegajosos e têm cheiro de piscina, mas hoje tem várias opções mais fluidas, sem cheiro, que têm controle de oleosidade e que não deixam a barba branca. É uma questão de conscientização”, diz Juliana.

Ela explica que é preciso ficar atento a pintas de coloração diferentes. As mais escuras, de tons marrons, azul e preto, assimétricas, com bordas irregulares e de crescimento rápido podem ser melanomas, um tipo de câncer que pode matar. Outro sinal que merece atenção são aquelas feridinhas que não cicatrizam, sempre sangram e formam casquinhas. Elas podem ser também um tipo de câncer. Por isso, é importante fazer consultas uma vez por ano com um dermatologista para detectar qualquer pinta anormal.

“A pele cobra juros e correção monetária segundo a exposição solar. O sol que você toma a vida inteira, lá na frente, é o que a sua pele vai te cobrar com mancha, com câncer de pele, com algumas lesões. Então cuide bem, usando filtro solar todos os dias  para colher benefícios futuros”, finaliza Juliana.

Fonte: Dra. Juliana K. de Almeida, dermatologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

beach tennis
Beleza Bem-estar Movimento

Beach tennis: cuidados para a pele de quem pratica o esporte

Por ser praticada ao ar livre, esta modalidade pode prejudicar a saúde da pele e dos cabelos.

Melasma no verão
Beleza Bem-estar

Melasma no verão: cuidados importantes com a pele

Quem tem a doença precisa ficar atento no verão, já que a radiação solar e o próprio calor podem agravar o quadro

maquiagem para criança
Beleza Bem-estar

Maquiagem para criança: dermatologista não recomenda o uso

A pele das crianças é mais sensível e, por isso, está sujeita a um risco maior de danos