Ciclotimia: O que é, sintomas e como tratar
A ciclotimia – também chamada de transtorno ciclotímico – é uma condição psicológica que causa alterações no humor. O distúrbio afeta cerca de 0.4% a 1% da população mundial, com incidência equivalente entre homens e mulheres.
Dessa maneira, há momentos de depressão ou crises de euforia semelhante ao transtorno bipolar. Entretanto, os sintomas da bipolaridade costumam ser intensos. Uma pessoa bipolar pode passar semanas ou meses em estados maníacos (ânimo intenso) ou depressivos. A ciclotimia, no entanto, possui sintomas leves, com duração menor e se caracteriza pela fase hipomaníaca e depressiva.
Leia mais em: Transtorno Bipolar: O que é, sintomas e tratamento
Na maioria das vezes, a ciclotimia ocorre durante a adolescência ou no início da fase adulta. Além disso, geralmente o transtorno é confundido com traços normais de personalidade, o que leva a um tratamento tardio.
Sintomas
Os sintomas da fase depressiva da ciclotimia incluem:
- Baixa autoestima;
- Isolamento social;
- Sonolência;
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Sentimentos de culpa;
- Desânimo em relação às atividades que, antes, davam prazer;
- Distúrbios alimentares;
- Dificuldade de concentração;
- Pensamentos suicidas ou de automutilação.
Os sintomas hipomaníacos mais comuns são:
- Otimismo e bom-humor exagerados;
- Aumento da libido;
- Impulsividade;
- Agitação;
- Maior disposição para atividades físicas;
- Pensamento e fala acelerados;
- Autoestima elevada.
Tratamento para ciclotimia
Não há cura para a ciclotimia, porém, existe tratamento por meio de acompanhamento psicológico. Assim, a psicoterapia é fundamental pois ajuda o paciente a lidar com os sintomas de maneira saudável, através do autoconhecimento. Já em casos mais graves, é necessário o uso de medicamentos e deve ser receitado por um psiquiatra.
Por fim, ter o apoio de familiares e amigos é essencial, para evitar julgamentos de outras pessoas, que pode prejudicar mais ainda o paciente.
Leia também: Transtorno desafiador de oposição (TOD): O que é e como tratar