Como cada fase do ciclo menstrual interfere no emagrecimento?

Bem-estar Movimento Saúde
29 de Setembro, 2023
Como cada fase do ciclo menstrual interfere no emagrecimento?

Diminuir os números da balança pode ser um desafio para boa parte das pessoas que enfrentam um processo de emagrecimento. Mas especificamente no caso das mulheres, o ciclo menstrual pode desempenhar um papel importante na perda de peso. Por isso, compreender como ele funciona, pode ajudar a trilhar uma jornada mais saudável. A seguir, entenda a relação entre o  ciclo menstrual e o emagrecimento.

Veja também: Anticoncepcional diminui a libido? Ginecologista explica

Ciclo menstrual: quais são as fases?

Todos os meses, as mulheres vivenciam as fases do ciclo menstrual que é divido em 4 estágios. Veja quais são: 

  • Fase Folicular Precoce (Dias 1-5): período em que se inicia a menstruação, geralmente marcada por cólicas, fadiga e desconforto geral. Os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos nesta fase.
  • Fase Folicular Tardia (Dias 6-11): nesta fase, o corpo se prepara para a ovulação e há um aumento de serotonina e dopamina, melhorando o humor e diminuindo a fome devido ao aumento do estrogênio. Além disso, a sensibilidade à insulina melhora, tornando o corpo mais eficiente em utilizar carboidratos como fonte de energia.
  • Ovulação (Dias 12 a 16): nesse estágio, acontece a liberação do óvulo. É uma fase em que a mulher se sente mais enérgica.
  • Fase Lútea (Dias 17-28): no último nível, os hormônios flutuam, podendo afetar o humor, sono e disposição. Além disso, o corpo tende a reter mais líquidos nesta fase.

Como o ciclo menstrual afeta o emagrecimento?

Segundo o médico endocrinologista e especialista em emagrecimento, Dr. Yago Fernandes, o objetivo do ciclo menstrual é preparar o corpo da mulher para uma possível gravidez a cada mês. Mas com isso, os hormônios liberados a cada fase do ciclo acabam influenciando no comportamento alimentar, ganho de peso, retenção de líquido, fadiga, alterações de humor, sono, cansaço e rendimento nos treinos. Isso acontece principalmente na fase folicular precoce e lútea. 

Por isso, é possível afirmar que o peso de algumas  mulheres pode ser  influenciado pela fase do ciclo menstrual. Mas em contrapartida, o ciclo também possibilita picos de maior energia, o que pode contribuir com o foco no processo de emagrecimento de maneira gradual e constante. 

Na fase folicular tardia e na ovulação, por exemplo, com o aumento do estrogênio, há uma melhora no humor e uma diminuição da fome. Portanto, a resistência muscular aumenta e o corpo se torna mais eficiente em utilizar carboidratos como fonte de energia. Isso sugere a possibilidade de treinos mais intensos.

Para o médico especialista em emagrecimento, apesar das influências, se manter firme ao propósito é essencial: “Uma dieta equilibrada, anti-inflamatória, restrita em carboidrato, exercícios físicos constantes e a suplementação adequada para cada fase do ciclo pode ajudar na qualidade de vida de cada mulher em fase reprodutiva” complementa. 

Como se manter ativa em todas as fases?

Para reduzir os números da balança e alcançar o peso desejado, é preciso manter a constância, independente do período do ciclo menstrual completo. Contudo, adaptações podem ser feitas com relação ao estilo de atividade física e intensidade para proporcionar mais bem-estar para a mulher, sem sair do foco do emagrecimento. Além disso, o Dr. Yago Fernandes ressalta que, apesar das variações no padrão alimentar ao longo do ciclo, o ganho de peso é geralmente mínimo:

“É verdade que a mulher passa a comer mais alimentos calóricos durante a fase folicular. Porém, não necessariamente ela vai engordar. Na maior parte das vezes essa variação no padrão alimentar é pequena para causar um aumento no ganho de peso”, complementa. O médico explica ainda que as mulheres tendem a consumir entre 100 e 200 calorias a mais por dia nesse período.

No entanto, esse valor energético excedente é compensado pelo metabolismo que age até 10% mais rápido em comparação com o restante do tempo. Por isso, o médico ressalta: “Interromper a atividade física nesse período seria um equívoco”. Atividades como caminhada, ioga, pilates e alongamento podem ser inseridas nessa fase. Dando sempre atenção ao corpo e levando em consideração a disposição do dia. 

 

Fonte: Dr. Yago Fernandes, médico atuante em endocrinologia do Instituto Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento e hipertrofia. 

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo