Preta Gil revela que teve choque séptico em meio ao tratamento de câncer

Saúde
17 de Abril, 2023
Preta Gil revela que teve choque séptico em meio ao tratamento de câncer

Neste domingo (16), Preta Gil voltou a atualizar o seu estado de saúde através do seu perfil no Instagram. A cantora, que está em tratamento contra um câncer de intestino desde janeiro deste ano, revelou que teve um choque séptico recentemente, e por isso, havia sumido das redes sociais.

“Logo no começo do meu tratamento oncológico eu falei que viria aqui todas as semanas para contar como eu estava mas, infelizmente, nesse último mês eu não pude estar aqui porque tive um imprevisto que me impossibilitou”, disse, Preta.

“No dia 23 de março eu passei por uma septicemia, um choque séptico, causado por uma bactéria que entrou no meu organismo. Existem algumas possibilidades para que essa bactéria tenha entrado e os médicos acham que foi através do meu cateter, que eu fazia quimioterapia. Foram momentos difíceis, passei por momentos delicados […] agora estou bem, recuperada, ainda fazendo uma reabilitação. Tive algumas sequelas por conta da sepse, mas estou sendo tratada. Minha cabeça e meu espírito estão bem, eu recebi uma enxurrada de amor da minha família e dos meus amigos”, explicou.

Confira mais detalhes no vídeo publicado pela cantora:

A septicemia é mais conhecida como infecção generalizada e pode afetar diversas áreas do corpo. Continue lendo e entenda mais.

Veja também: Alimentação saudável é aliada no tratamento contra o câncer

Afinal, o que é choque séptico?

Choque séptico ou septicemia acontece quando o organismo não consegue conter uma infecção, que pode se concentrar em qualquer parte do corpo. Como resultado, a infecção se dissemina para outros órgãos por meio da corrente sanguínea, o que pode dificultar o tratamento se estiver avançada.

Também chamada de sepse, a condição é a maior causa de mortes nas UTIs, já que pode comprometer os órgãos rapidamente e causar falência múltipla.

Sintomas mais comuns 

A princípio, a complicação do choque séptico pode ser bacteriana (como foi o caso da atriz Charlbi Dean), fúngica, viral, parasitária ou por protozoários, muitas vezes adquiridos nos próprios hospitais. No entanto, ela pode surgir a partir de uma infecção mal cuidada.

A septicemia pode ser contraída através de uma complicação bacteriana, fúngica, viral, parasitária, por protozoários ou até mesmo por meio de uma infecção não cuidada. Em alguns casos, a infecção pode acontecer dentro do hospital, como é o caso da cantora Preta Gil, que informou que a suspeita de contaminação veio através do cateter utilizado para a aplicação da quimioterapia. Em geral, os principais sintomas envolvem febre alta, aceleração do coração, respiração rápida, fraqueza, sonolência e diminuição da urina.

Como tratar a septicemia

De maneira geral, o tratamento da sepse consiste na administração de antibióticos pela veia o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, o paciente recebe hidratação intravenosa, já que a desidratação é um sintoma típico da complicação.

É importante também regular a pressão arterial. Alguns pacientes com insuficiência respiratória podem precisar de ventilação, enquanto aqueles que desenvolvem insuficiência renal podem necessitar de uma diálise.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros