Chiclete de menta no parto pode aliviar dores, diz estudo

Gravidez e maternidade Saúde
17 de Março, 2022
Chiclete de menta no parto pode aliviar dores, diz estudo

Recentemente, um estudo no mínimo inusitado trouxe uma descoberta que talvez ajude as futuras mamães. Mascar chiclete de menta no parto natural pode ajudar a minimizar a dor. A pesquisa foi publicada em janeiro deste ano pela BMC, instituição responsável por diversos periódicos científicos.

Veja também: Vacina hexavalente acelular: quais são as indicações?

Por que o chiclete de menta pode funcionar?

A princípio, os pesquisadores reuniram 93 mulheres gestantes de forma aleatória, mas que tivessem em comum o parto normal. No momento ativo do trabalho de parto, foi oferecido o chiclete de menta para as mulheres. Passados 30 minutos mascando o chiclete, houve uma melhoria na percepção de dor. Além disso, os níveis de estresse e ansiedade diminuíram consideravelmente. Afinal, por que o chiclete de menta no parto teve esse resultado positivo? A razão é que mascar um chiclete saboroso como o de menta ajuda a tirar o protagonismo da dor.

Dessa forma, as mães se distraem com o ato de mascar e sentir o sabor de chiclete e conseguem relaxar um pouco mais para seguir com o trabalho de parto. A conclusão é que, assim como outros tipos de terapias auxiliares, tais como musicoterapia, aromaterapia e acupuntura, o chiclete pode ser um aliado das mães nessa fase crucial do parto. Sobretudo se as dores forem intensas e o trabalho perdurar por muitas horas.

Outros recursos utilizados durante o experimento foram óculos de realidade virtual e chicletes sem sabor. O equipamento virtual obteve um desempenho similar ao do chiclete de menta; o chiclete sem sabor, por sua vez, não surtiu o mesmo efeito das demais alternativas.

Experimento com crianças

Um estudo parecido com foi feito em 2019, só que com participantes crianças, que recebiam o chiclete um pouco antes de serem submetidas a um procedimento invasivo. A eficácia foi a mesma e ajudou a tranquilizá-las.

Então, já sabe: se você estiver prestes a ter um bebê via parto normal ou se tem uma criança na família que fará uma cirurgia ou exame invasivo, experimente o chiclete de menta.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca