Chá de ipê-roxo: Para que serve e benefícios do ipê-roxo

Alimentação Bem-estar
06 de Setembro, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Chá de ipê-roxo: Para que serve e benefícios do ipê-roxo

O chá de ipê-roxo, cientificamente conhecida como Tabebuia impetiginos, é feito a partir de uma bela árvore nativa da América do Sul pode beneficiar a saúde de quem a consome, considerando a riqueza de propriedades medicinais do ipê. A bebida é feita da casca interna da árvore, que é rica em flavonoides, saponinas e também contém glicídios, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Mas, você conhece os benefícios do ipê-roxo?

No conhecimento popular tradicional, o chá de ipê-roxo serve para tratar inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas.

Benefícios do chá de ipê-roxo

Fortalece a imunidade

Promovendo ação anti-inflamatória, analgésica, antiviral, antifúngica, antioxidante, antibiótica e antineoplásica, ajuda a fortalecer a imunidade, sendo assim, melhor protegendo o organismo. Portanto, ao fortalecer a ação protetora do sistema imunológico, o corpo se menos suscetível a ser acometido por doenças, inflamações e infecções de diversos tipos.

Leia também: Chá de artemísia: Conheça as propriedades da planta

É relaxante

Naturalmente calmante e relaxante, o chá ajuda a combater sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Além disso, trabalha para evitar a insônia e promove um sono mais profundo e calmo. Não só, atua na recuperação muscular pós-treino.

Leia mais: Dificuldades para dormir? Inclua esse alimento na dieta

Protege a saúde do estômago

Cicatrizante, o chá pode tratar problemas de estômago, especialmente as úlceras. Em resumo, úlceras são feridas que se desenvolvem na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado. Por isso, o fato da bebida ajudar na cicatrização é excelente para quem sofre com esse problema.

Contraindicações

Quando consumido em excesso o ipê-roxo pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Além disso, também pode aumentar o risco de hemorragias, devido ao seu efeito anticoagulante. Mulheres grávidas, que estão amamentando ou crianças não podem consumir o chá, assim como pessoas que tomam anticoagulantes. E não deve ser tomado próximo de cirurgias, pois aumenta o risco de sangramento.

Como fazer o chá de ipê-roxo em casa

  • Ingredientes necessários: casca moída de ipê-roxo e água fervente
  • Por cerca de 10 minutos, deixe a mistura ferver e depois de apagar o fogo, deixe-a abafar e coe. Assim, em poucos minutos, a bebida estará pronta para o consumo.

Lembrando que o uso do ipê roxo deve ser sempre orientado por um médico ou outro profissional de saúde com conhecimento em plantas naturais. Além disso, vale reforçar que não se deve retirar a casca de nenhuma árvore de ipê-roxo por conta própria, pois pode trazer riscos à saúde ou até a morte. Então procure por fornecedores que fazem a extração sustentável.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo