Chá de folha de mamão e dengue: é falso que bebida combate a doença
É falso que o chá de folha de mamão combate a dengue. A informação errônea começou a circular após a publicação de um vídeo em que uma jovem que teve a doença e que a bebida aumentou suas plaquetas. Em outro conteúdo, um homem, que nas redes sociais se apresenta como biólogo e especialista em plantas medicinais, recomenda usar extrato de mamão para combater a dengue de maneira natural. Segundo ele, a folha aumentaria os níveis de plaquetas e evitaria o quadro de hemorragia. Entenda agora porque essas informações são falsas.
Leia mais: Dengue: conheça as causas, sintomas e como prevenir
Chá de folha de mamão combate a dengue?
De acordo com o Comprova, o chá de folha de mamão não possui propriedades medicinais no tratamento da dengue. Isto é, não existem evidências científicas que comprovem que a bebida aumenta os níveis de plaquetas e evita complicações da dengue, como o quadro de hemorragia. Segundo especialistas, o chá ou o extrato de mamão, recomendados em posts virais falsos, não possuem ação direta ou indireta no aumento de plaquetas. Por isso, não podem ser considerados uma forma de tratamento no combate aos efeitos da dengue. Inclusive, alegações como essas desviam a atenção do tratamento adequado da doença.
Como tratar a dengue?
De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não existe tratamento específico para a doença. Sendo assim, a melhora do quadro requer reposição adequada de líquidos. Por isso, a hidratação é uma das principais aliadas contra a dengue. Outras recomendações incluem fazer repouso, não se automedicar, procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme e retornar para a reavaliação da situação clínica, de acordo com a orientação médica.
Como prevenir a dengue?
A vacina é a melhor forma de prevenir a dengue. Além disso, ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Assim, o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes frequentados, principalmente no quintal de casa. Algumas medidas são:
- Evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas;
- Manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas;
- Vedar poços e cisternas;
- Descartar o lixo de forma adequada.