Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

Alimentação Bem-estar Saúde
19 de Abril, 2024
Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

O universo das plantas medicinais é um prato cheio para quem busca alternativas naturais para cuidar da saúde. Além disso, o Brasil possui um solo vasto para o cultivo de muitas delas, como a erva baleeira. A planta medicinal é nativa e pode ser encontrada em abundância nas regiões do litoral. Já o chá produzido a partir da erva baleeira é muito usado na medicina popular devido aos seus benefícios no tratamento de feridas, queimaduras e inflamações. Mas será que a bebida também emagrece? Veja a seguir!

Erva baleeira: Para que serve

A erva litorânea recebe o nome científico de Cordia verbenacea, mas também pode ser conhecida como erva preta, maria milagrosa, catinga preta, baleeira ou camarinha. Muito popular no litoral sul e leste, a erva baleeira serve como um medicamento natural, especialmente por pescadores de regiões litorâneas, onde a planta é mais comum. 

Os indígenas foram protagonistas no uso medicinal da erva. Um estudo publicado na FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz, aponta que as populações utilizavam o extrato bruto da erva em processos inflamatórios com a aplicação diretamente na pele.

O chá de erva baleeira é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares, problemas de coluna, feridas e até úlceras, devido aos seus benefícios anti inflamatórios, cicatrizante, diurético, tônico e analgésico. Outro grande destaque é o efeito relaxante muscular. Além disso, o chá também é diurético, o que pode ajudar na função renal para equilibrar os fluídos do organismo.

Chá de erva baleeira emagrece?

A planta medicinal possui efeito diurético, o que pode ajudar a aliviar o inchaço e retenção de líquidos. Porém, é importante ressaltar que, sozinho, nenhum alimento pode ter uma “ação milagrosa” na perda de peso, como explica o médico nutrólogo Nataniel Viuniski:

“Os chás contribuem para acelerar de forma moderada a queima de gordura e são levemente diuréticos, portanto, auxiliam na eliminação de líquidos retidos no organismo. Mas é importante destacar que o efeito sobre o peso corporal também depende de uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos”.

Outro ponto positivo é que o chá contribui para o aumento no consumo de líquidos, apoiando na hidratação do nosso organismo. Dessa forma, quando aliado a uma alimentação equilibrada e à prática frequente de exercícios físicos, os chás são capazes de acelerar o processo de queima de calorias.

Composição

Na composição da erva, se destacam dois ativos químicos predominantes, veja a seguir:

  • Flavonóides: o composto fenólico é o que dá pigmento à maioria das plantas, protegendo da ação ultravioleta. No entanto, na saúde humana, os flavonóides possuem ação antioxidante. Ou seja, são aliadas no combate ao envelhecimento, podem ajudar a proteger a pele e evitar o surgimento de doenças. 
  • Óleos essenciais: são usados de forma terapêutica para iniciar ou inibir a produção de hormônios, contribuindo para o bem-estar.

Além desses compostos, também é possível encontrar tanino na composição da erva, substância que pode ajudar na cicatrização de feridas devido às suas propriedades adstringentes.

Contudo, os benefícios da erva baleeira também podem ser acessados por outros produtos à base da planta que vão além dos chás, como por exemplo óleos, cápsulas e extratos, que costumam ser encontrados em lojas de produtos naturais. Portanto, a erva também pode ser usada em compressas ou em forma de pomadas.

Cuidados com o chá de erva baleeira

Apesar da popularidade, ainda não existem estudos aprofundados sobre os efeitos do chá de erva baleeira. Por esse motivo, especialistas em saúde recomendam o uso contido e cauteloso. 

Dessa forma, o cuidado é redobrado em grupos de risco, como gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos. Isso porque a ciência ainda não desvendou todos os riscos de toxicidade e efeitos adversos. Além disso, existe o risco do chá de erva baleeira reagir com outros medicamentos.

Como fazer o chá de erva baleeira?

Ingredientes

  • 200 ml de água; 
  • 1 col de sopa de folhas secas de erva baleeira;

Modo de preparo

Comece cortando as folhas em pedaços pequenos. Em seguida, despeje o conteúdo em uma panela de água fervente. Tampe o recipiente e aguarde a infusão por 10 minutos. 

Por fim, coe a bebida e sirva em seguida. Para obter os benefícios do chá, consuma de 2 a 3 vezes por dia. Folhas frescas também podem originar o chá. Nesse caso, higienize a erva baleeira lavando em água corrente antes de realizar a infusão. 

Veja também:

Fonte: Nataniel Viuniski, médico nutrólogo.

Referências: Horto didático de plantas medicinais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?