Casos de gripe aviária em SP: estado declara emergência zoossanitária

Saúde
16 de Agosto, 2023
Casos de gripe aviária em SP: estado declara emergência zoossanitária

O estado de São Paulo declarou emergência zoossanitária após o aumento de casos de gripe aviária (H5N1). A medida, publicada no Diário Oficial, já está em vigor em todo estado e terá duração de 180 dias.

O Ministério da Agricultura também declarou estado de emergência em todo o território nacional. De acordo com a pasta, o Brasil detectou dois novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres.

Leia mais: Gripe aviária: afinal, o que é e quais os riscos para os seres humanos?

Casos de gripe aviária aumentam no Brasil

No total, há 77 casos de gripe aviária em aves silvestres no país, bem como dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica. De acordo com o ministério, há outras 13 investigações em andamento, com coleta de amostra. No entanto, o resultado laboratorial ainda não foi concluído.

Dessa forma, até o momento, o estado de São Paulo contabilizou 13 casos de gripe aviária em aves silvestres, em oito municípios. São eles: Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Paulo e Ubatuba.

No entanto, as notificações em aves silvestres e ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Transmissão  

A Secretaria de Agricultura destaca que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e que se deve manter cuidado no contato com os animais. “Não deve haver manipulação de aves doentes ou mortas sem a utilização de equipamento de proteção individual. Além disso, deve-se acionar a Defesa Agropecuária imediatamente caso ocorra suspeita da doença ou identificação de aves mortas”.

A gripe aviária é causada pelo vírus da influenza aviária H5N1. O primeiro registro da doença no Brasil ocorreu em maio, após a confirmação de oito casos em aves silvestres, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Até o momento, não há casos em humanos no país. E é raro que isso aconteça

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso