Casca de ovo nas plantas: como fazer e para que serve
O ovo já foi de vilão a mocinho inúmeras vezes. Contudo, hoje, o que se sabe é que ele é uma excelente fonte de proteínas . Além disso, pode ser consumido sem nenhum prejuízo à saúde, desde que com moderação. Assim, a casca de ovo para as plantas, na jardinagem ou na horta, traz vários benefícios e é riquíssima em três minerais: cálcio, potássio e magnésio. “Além de ser excelente na correção da acidez do solo misturado ao calcário”, afirma Luciano Andrade, proprietário da O Especialista Serviços de Paisagismo e Jardinagem, em São Paulo.
Segundo ele, a casca de ovo pode ser utilizada para adubar basicamente todas as plantas, desde que seja administrada com doses específicas enriquecidas com outros ingredientes. Como por exemplo, carvão natural, torta de mamona e compostos orgânicos. “Para o solo que tem espaço amplo e umidade, pode-se aplicar uma vez por mês, distribuindo 40 gramas por metro quadrado. Para plantas em vasos, uma vez a cada dois meses, cinco gramas misturados em outros nutrientes.”
Dessa forma, Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, compartilha uma receita simples de adubo orgânico.
Leia também: Ter plantas no trabalho pode reduzir o estresse
Casca de ovo nas plantas: Como fazer adubo
Você vai precisar de:
Como fazer o adubo
- No liquidificador, bata todos os ingredientes até que a massa atinja uma consistência pastosa;
- Em seguida, é só aplicar nas plantas;
- Desse modo, para utilizar a casca de ovo como adubo, é importante que elas estejam limpas e secas. O indicado é mantê-las em local fresco e arejado, para que preservem o nitrogênio que contêm.
Posso utilizar a casca de ovo em compostagem?
Sim, pode. A compostagem é o processo de produzir adubo por meio da decomposição biológica da matéria orgânica. É natural, bastante benéfica e pode ser feita inclusive por quem mora em casas pequenas ou apartamentos.
É possível misturar casca de ovo, borra de café e frutas estragadas. Assim, a mistura pode ser usada em jardins, hortas, vasos e floreiras.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a melhor forma de preparar adubo por meio da compostagem em casas sem quintal ou apartamentos é o seguinte.
Compostagem em casa
- Faça a compostagem em baldes de plástico velho, caixas de madeira, galões de água caixas d’água ou potes de sorvete.
Deposite o conteúdo orgânico no local. Sempre deixe o recipiente tampado para evitar mau cheiro e insetos. - Faça a compostagem perto de um ralo ou coloque uma vasilha embaixo, pois será necessário fazer furos no recipiente para permitir a saída do chorume, que é o líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição.
- O líquido pode voltar a mistura do composto ou ser diluído e aplicado nas plantas (um copo de chorume para nove litros de água).
Como qualquer assunto relacionado à nutrição – seja dos seres humanos, animais ou plantas – o segredo do sucesso da simplicidade é o equilíbrio. “A única contraindicação é a dosagem excessiva ou mal administrada. Os principais cuidados são utilizar a casca de ovo sempre triturada e armazenar em local limpo e seco para conservar a qualidade”, alerta Luciano Andrade.
Fontes: Luciano Andrade, proprietário da O Especialista Serviços de Paisagismo e Jardinagem, em São Paulo; Recicloteca.org e Prefeituras de Curitiba e Recife.