Carne de músculo é saudável ou engorda?
O Brasil é um grande exportador de carne bovina. Além disso, os próprios brasileiros não ficam para trás. Isso porque, mesmo com o aumento dos preços, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial do consumo de carne, de acordo com pesquisa realizada pela Cupom Válido em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Quando possível, escolher um bom tipo de proteína é fundamental para garantir todos os benefícios e minimizar a possibilidade de efeitos prejudiciais para a saúde. Assim, existem diversos tipos de cortes bovinos que trazem diferentes características e, por consequência, propriedades nutricionais variadas. Segundo a nutricionista Juliana Vieira, a carne de músculo é saudável e pode ser incluída em uma dieta para perda de peso.
Primeiramente, vale entender a qual parte do boi a carne de músculo se refere. Este tipo de carne é classificado em dois tipos de corte: músculo dianteiro e músculo traseiro.
O primeiro é um dos cortes mais saudáveis. “É uma carne fibrosa, saborosa, pobre em gordura e rica em colágeno”, explica. Por outro lado, o traseiro exige um cozimento bastante lento e longo. Isso porque a peça é extraída do ossobuco, por meio de um corte redondo com osso e tutano.
Carne de músculo é saudável?
Existem diversos benefícios associados ao consumo de carne de músculo. Além de ser rica em vitamina B12, colina, cálcio e proteínas, a peça é composta por uma grande quantidade de tecido conjuntivo e, consequentemente, colágeno. “Isso permite a ingestão de uma boa quantidade desta proteína fibrosa”.
Além disso, ela pode ser uma opção bastante proteica para dietas com baixo teor de gordura e de calorias. Assim, é uma aliada no processo de emagrecimento.
Pode engordar?
Juliana ressalta que, como qualquer outro alimento, quando consumida em excesso, a carne de músculo pode trazer alguns malefícios para a saúde. “O excesso do nutriente pode resultar em obesidade, doenças cardiovasculares, doenças renais ou no fígado, câncer e outras”, conta.
Os níveis de colesterol total e do LDL, conhecido como “colesterol ruim”, também podem subir quando há uma ingestão excessiva da carne de músculo.
Leia também: Reduzir carne vermelha emagrece? Nutricionista aponta benefícios
Como preparar músculo
De qualquer forma, consumir a carne de músculo de maneira equilibrada é a melhor opção para ter uma alimentação nutritiva e saudável. Por isso, para prepará-la, basta cozinhar o músculo na pressão ou na grelha.
“Jogue os músculos em uma panela com óleo ou azeite até dourar. Em seguida, retire-os da panela e adicione as especiarias, por exemplo, cebola e alho”, diz. A nutricionista ainda explica que é possível adicionar molhos saudáveis, incorporar a carne de músculo em sopas ou, então, consumi-la com legumes.
Receita de sopa de músculo
Ingredientes:
- 300,0 gramas de Carne bovina músculo sem gordura cru;
- 3,0 unidades pequenas de Batata inglesa cozida;
- 2,0 unidades médias de Cenoura crua;
- 2,0 dentes de Alho cru;
- Salsinha a gosto;
- 1,0 unidade média de Cebola;
- 1,0 unidade média de Tomate;
- 3,0 colheres (sopa) de Azeite de oliva extravirgem;
- 1,5 litros de Água.
Modo de preparo:
Primeiramente, refogue o músculo bovino com azeite, alho, cebola e tomate, até que forme um pouco de caldo com a própria água da carne. Logo após, acrescente os outros ingredientes com aproximadamente 1,5 litros de água. Em seguida, deixe cozinhar por 1 hora na panela de pressão. Por fim, adicione sal e outros temperos a gosto.
Fonte: Juliana Vieira, nutricionista