Carne de músculo é saudável ou engorda?

Alimentação Bem-estar
09 de Setembro, 2022
Carne de músculo é saudável ou engorda?

O Brasil é um grande exportador de carne bovina. Além disso, os próprios brasileiros não ficam para trás. Isso porque, mesmo com o aumento dos preços, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial do consumo de carne, de acordo com pesquisa realizada pela Cupom Válido em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Quando possível, escolher um bom tipo de proteína é fundamental para garantir todos os benefícios e minimizar a possibilidade de efeitos prejudiciais para a saúde. Assim, existem diversos tipos de cortes bovinos que trazem diferentes características e, por consequência, propriedades nutricionais variadas. Segundo a nutricionista Juliana Vieira, a carne de músculo é saudável e pode ser incluída em uma dieta para perda de peso.

Primeiramente, vale entender a qual parte do boi a carne de músculo se refere. Este tipo de carne é classificado em dois tipos de corte: músculo dianteiro e músculo traseiro.

O primeiro é um dos cortes mais saudáveis. “É uma carne fibrosa, saborosa, pobre em gordura e rica em colágeno”, explica. Por outro lado, o traseiro exige um cozimento bastante lento e longo. Isso porque a peça é extraída do ossobuco, por meio de um corte redondo com osso e tutano.

Carne de músculo é saudável?

Existem diversos benefícios associados ao consumo de carne de músculo. Além de ser rica em vitamina B12, colina, cálcio e proteínas, a peça é composta por uma grande quantidade de tecido conjuntivo e, consequentemente, colágeno. “Isso permite a ingestão de uma boa quantidade desta proteína fibrosa”.

Além disso, ela pode ser uma opção bastante proteica para dietas com baixo teor de gordura e de calorias. Assim, é uma aliada no processo de emagrecimento.

Pode engordar?

Juliana ressalta que, como qualquer outro alimento, quando consumida em excesso, a carne de músculo pode trazer alguns malefícios para a saúde. “O excesso do nutriente pode resultar em obesidade, doenças cardiovasculares, doenças renais ou no fígado, câncer e outras”, conta.

Os níveis de colesterol total e do LDL, conhecido como “colesterol ruim”, também podem subir quando há uma ingestão excessiva da carne de músculo.

Leia também: Reduzir carne vermelha emagrece? Nutricionista aponta benefícios

Como preparar músculo

De qualquer forma, consumir a carne de músculo de maneira equilibrada é a melhor opção para ter uma alimentação nutritiva e saudável. Por isso, para prepará-la, basta cozinhar o músculo na pressão ou na grelha.

“Jogue os músculos em uma panela com óleo ou azeite até dourar. Em seguida, retire-os da panela e adicione as especiarias, por exemplo, cebola e alho”, diz. A nutricionista ainda explica que é possível adicionar molhos saudáveis, incorporar a carne de músculo em sopas ou, então, consumi-la com legumes.

Receita de sopa de músculo

Ingredientes:

Modo de preparo:

Primeiramente, refogue o músculo bovino com azeite, alho, cebola e tomate, até que forme um pouco de caldo com a própria água da carne. Logo após, acrescente os outros ingredientes com aproximadamente 1,5 litros de água. Em seguida, deixe cozinhar por 1 hora na panela de pressão. Por fim, adicione sal e outros temperos a gosto.

Fonte: Juliana Vieira, nutricionista 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva