Cárie: entenda como a doença interfere no treino
A cárie consiste em uma infecção que causa destruição dos tecidos calcificados do dente. Assim, o problema ocorre através de bactérias naturais presentes na boca que se acumulam formando placas difíceis de serem removidas em casa, causando dor e desconforto. E quando não é tratada, pode evoluir para um quadro mais grave, ocasionando a quebra de parte do dente.
Dessa forma, a cárie costuma atingir as crianças, mas pode surgir em qualquer idade. Inclusive, você sabia que essa doença pode interferir no treino?
Leia também: Alimentos que protegem os dentes
A ciência explica
Um estudo feito pela Universidade de Heid, na Alemanha, encontrou uma taxa de maior erosão dentária em atletas que praticam triatlo (natação, ciclismo e corrida em conjunto) em comparação aos não atletas.
De acordo com especialistas, os atletas têm mais chances de desenvolver cáries por conta da respiração bucal. Isso porque durante atividades físicas como o triatlo, a saliva, proteção natural dos dentes, não age de forma correta. Além disso, o consumo elevado de carboidratos e bebidas esportivas pode reduzir o pH da boca e, consequentemente, aumentar as chances de ter cárie.
Ter cáries e outros problemas bucais também pode afetar o desempenho em esportes. Pois esses tipos de problemas causam dores nos dentes e dores musculares, que reduzem a concentração. Em casos mais graves, a bactéria pode atingir o coração e causar infarto.
Leia mais em: Triatlo: O que é, como funciona e quais os benefícios
Sintomas da cárie
O principal sintoma da cárie é a dor de dente, porém, também existem outros sinais que você deve ficar atento:
- Dor nos dentes que piora ao comer ou beber algo frio ou quente;
- Presença de furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
- Pontinhos pretos no fundo do dente;
- Sensibilidade;
- Gengiva inchada e dolorida.