Cardio e musculação: mitos e verdades sobre os exercícios
As pessoas que começam a treinar – seja para emagrecer ou ganhar massa muscular – podem ter diversas dúvidas, principalmente no início. Uma delas, inclusive, é se apenas o cardio é responsável pelo emagrecimento e a musculação pela hipertrofia.
De acordo com a personal trainer Joicy Maromba, a verdade é que ambas atividades físicas trazem benefícios para qualquer objetivo. “O que vai diferenciar no seu resultado será a frequência que você irá realizá-los e a alimentação que você terá durante o processo”, disse.
Mitos
Apenas o cardio emagrece
A personal trainer explica que, na verdade, para emagrecer você deve fazer os dois protocolos de treinamento. Isso porque o cardio ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura. Dessa maneira, a musculação auxilia no ganho de massa magra, reduzindo e evitando que a pessoa tenha flacidez.
O cardio atrapalha a hipertrofia
Muitos acreditam que a prática do cardio pode atrapalhar o ganho de massa muscular. Mas, segundo Joyce, esse é outro mito.
“O cardio possui outros pontos positivos, como por exemplo, a melhora do condicionamento físico e cardiorrespiratório, resistência física, alívio do estresse e melhora a disposição durante o dia. Por isso, os praticantes de musculação devem conciliar os exercícios cardio no seu cronograma de treino”, pontua.
Leia mais em: Como ter mais ânimo para treinar em casa
Verdades
Musculação ajuda no emagrecimento
Se o seu objetivo é perder peso, saiba que a musculação é uma das melhores formas de alcançar essa meta.
“Ao realizarmos musculação nosso corpo tende a aumentar a massa muscular (hipertrofia), fazendo com que nosso metabolismo consuma mais energia para a manutenção do músculo. E um outro ponto importante é que o corpo continua gastando energia horas após o treino, para recuperar os estímulos causados durante os exercícios”, explica Joyce.
O cardio melhora o desempenho no treino de musculação
A personal trainer ressalta que o cardio ajuda a melhorar o desempenho na musculação.
“O cardio pode melhorar seu condicionamento físico, fazendo com que você consiga aumentar sua sobrecarga nos treinos. Uma das maiores dificuldades das pessoas é manter um bom condicionamento cardiorrespiratório na realização dos exercícios, muita vezes as pessoas chegam a fadiga central (coração e pulmão) primeiro, do que a fadiga muscular, evitando com que você consiga levar a sua musculatura até a falha durante o exercício”, conta.
Portanto, tanto para quem quer emagrecer, como para quem quer atingir a hipertrofia, é necessário conciliar ambos treinamentos no cronograma de treino e assim melhorar ainda mais os resultados.
Fonte: Joicy Maromba, personal trainer.