Câncer de pulmão aumenta entre mulheres, alerta pesquisa

Saúde
13 de Julho, 2023
Câncer de pulmão aumenta entre mulheres, alerta pesquisa

A conscientização sobre os perigos do câncer de mama e a importância dos exames preventivos sempre foram alvo do sistema de saúde para o público feminino. No entanto, outro tipo de câncer ameaça as mulheres: o de pulmão. É o que aponta um novo estudo da Cancer Research UK. Em artigo para o The Guardian, a associação alertou que o câncer de pulmão aumenta entre a população feminina, e deve ultrapassar os casos de homens com o diagnóstico no Reino Unido.

“As projeções sugerem que este ano os casos femininos irão superar os masculinos pela primeira vez, com 27.332 e 27.172 casos, respectivamente”, afirma um trecho do texto.

As previsões preocupam a comunidade médica, já que o crescimento é inédito desde a década de 1970. De acordo com Cancer Research UK, a mudança nos números tem relação com a queda de homens fumantes, mas com o crescimento do hábito entre as mulheres.

Veja também: Redução de gordura corporal diminui risco de câncer de mama

Câncer de pulmão é a segunda doença mais mortal para as mulheres

Não é de hoje que o câncer de pulmão acomete as mulheres e traz risco de morte para elas. A enfermidade fica atrás apenas do câncer de mama no quesito mortalidade pelo mundo. No Brasil, esse tipo de tumor maligno ocupa o quinto lugar entre ambos os gêneros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os mais comuns são o de pele não melanoma e o de mama feminina.

No entanto, o aumento do câncer de pulmão não é um problema restrito ao Reino Unido. No Brasil, a disparidade dos casos entre homens e mulheres diminuiu. Ou seja, a diferença diminuiu, o que significa que as brasileiras precisam de mais cuidados preventivos.

Hábito de fumar é o principal fator de risco

Dados do INCA apontam um crescimento do tabagismo entre a população feminina nas últimas décadas. O cigarro é o primeiro fator de risco para o câncer de pulmão. Inclusive, o fumo passivo — em outras palavras, viver ou estar no mesmo ambiente de pessoas que fumam.

Outros fatores que colaboram para o desenvolvimento da doença:

  • Exposição a agentes químicos.
  • Histórico familiar.
  • Poluição atmosférica em excesso.
  • Condições crônicas, como a DPOC.

Prevenção é essencial para descoberta precoce do câncer de pulmão

Evitar o tabagismo, ter hábitos saudáveis (alimentação, exercícios físicos e controle do estresse, por exemplo) e realizar exames periódicos são práticas que previnem o câncer de pulmão e outras enfermidades.

Se você, mulher ou homem, tem histórico de câncer na família, precisa redobrar os cuidados e fazer testes específicos a cada seis meses ou um ano, conforme a orientação de seu médico. Por isso, não adie esse compromisso — afinal, a detecção precoce aumenta as chances de um tratamento de sucesso.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso