Caminhar por dois minutos depois de comer pode ser benéfico

Bem-estar Movimento
07 de Setembro, 2022
Caminhar por dois minutos depois de comer pode ser benéfico

Se você gosta de fazer caminhadas, principalmente curtas, temos uma ótima notícia: caminhar por dois minutos após uma refeição tem efeitos positivos na moderação dos níveis de açúcar no sangue.

Outro grande benefício é que caminhadas de 15 minutos podem reduzir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. É o que diz uma pesquisa feita pela Universidade de Limerick, na Irlanda.

Leia também: A velocidade da caminhada pode dizer como você envelhece

Caminhar por dois minutos: a ciência explica

A descoberta foi feita através de uma meta-análise de sete estudos publicada recentemente na revista científica Sports Medicine. É importante lembrar que, em cinco dos estudos avaliados, nenhum dos participantes tinham diabetes. Assim, os cientistas orientaram os participantes das pesquisas a ficarem em pé ou caminharem por dois a cinco minutos durante um dia todo. 

Os resultados mostraram que as pessoas que caminharam por poucos minutos após o café da manhã, almoço, jantar ou ceia tinham os níveis de açúcar no sangue reduzidos. Isso em comparação com aqueles que permaneceram sentados. Dessa maneira, a pesquisa mostrou que ficar em pé também ajudou a baixar os níveis de açúcar no sangue. Porém, não tanto quanto a caminhada leve.

Mas embora os resultados sejam positivos, uma caminhada leve de 60 a 90 minutos após comer pode ser ainda mais eficiente para abaixar os níveis de açúcar no sangue. Portanto, principalmente se você trabalha em casa e passa mais tempo sentado, reserve um momento do dia para caminhar por dois minutos ou até mais. 

Leia também: Idosos podem reduzir danos cerebrais com jardinagem, dança e caminhada

De acordo com o principal autor da pesquisa, Aidan Buffey, candidato a PhD na Universidade de Limerick, as descobertas estão de acordo com os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos de saúde para que a população se movimente mais.

Referência: Sports Medicine

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente