Camadas da pele: quais são elas e qual a função de cada uma?
As camadas da pele são responsáveis por uma série de fatores importantes para o organismo. Alguns exemplos são: proteção contra agentes externos, controle da temperatura do corpo e elasticidade.
Cada uma, contudo, têm funções diferentes, de acordo com a dermatologista Luciane Scattone, de São Paulo. A seguir, ela explica tudo sobre o tema.
Leia também: Afinal, o que o estresse faz com a pele?
Quais são as camadas da pele e qual suas funções?
Considerada o maior órgão do corpo humano, a pele é formada por três camadas:
- Epiderme
É a camada mais externa da pele. Portanto, é ela que protege o organismo do meio ambiente e principalmente dos vírus, bactérias, fungos e toxinas, além de manter a hidratação da pele em dia.
- Derme
Camada do meio, a derme fica logo abaixo da epiderme. “Ela é responsável pela elasticidade da pele, devido a presença das fibras elásticas e colágenas. Nela, também estão localizadas as glândulas sebáceas, sudoríparas e vasos sanguíneos”, aponta Luciane.
- Hipoderme
Esta é a camada mais profunda da pele e apresenta as células adiposas (gordura), fibras colágenas e vasos sanguíneos. De acordo com a profissional, a hipoderme ajuda a manter a temperatura do corpo por causa da presença do tecido adiposo.
Leia também: Betacaroteno: O nutriente que protege a pele e a visão
Afinal, cada camada da pele possui cuidados específicos?
De acordo com a dermatologista, a pele precisa ser mantida limpa e bem hidratada. Portanto, o ideal é não tomar banhos muito quentes e demorados, e não abusar do uso de sabonetes e esfoliantes.
“Os hidratantes em geral penetram na epiderme. Contudo, com algumas novas tecnologias, agora também é possível atingir a derme. Isso, porém, deve ser feito sempre junto a tratamentos orais como o colágeno hidrolisado, por exemplo”, explica a médica.
Leia também: Pele sem brilho: Saiba quais alimentos consumir
Já a camada mais interna, por sua vez, pode ser tratada com uma boa alimentação, exercícios físicos e outros cuidados gerais que devemos ter com a saúde no dia a dia.
“Lembrando que existem cápsulas de colágeno, probióticos e outras opções que podem ajudar a manter a saúde da pele. Eles, contudo, só devem ser usados após consulta com um profissional e sua indicação”, finaliza.
Fonte: Luciane Scattone, dermatologista, de São Paulo.