Dicas para não deixar o calor atrapalhar o treino

Bem-estar Movimento
17 de Novembro, 2022
Dicas para não deixar o calor atrapalhar o treino

Muitas pessoas amam o calor. Temperaturas mais elevadas são propícias para férias, praia e viagens. No entanto, para quem costuma treinar, o calor pode dificultar a prática e o rendimento das atividades físicas. Devido às altas temperaturas, o corpo reduz a capacidade cardiorrespiratória e resistência anaeróbica durante os exercícios, isso porque é utilizada mais energia para resfriar os músculos.

“Devemos sempre respeitar os limites biológicos de cada um, sabendo o momento certo de parar as atividades para não sobrecarregar demais o corpo com o calor. Todo treino em excesso pode ser prejudicial à saúde e atrapalhar diretamente os resultados”, explica Bruno Henrique de Oliveira, educador físico.

Assim, confira as dicas do profissional para não se desidratar e evitar lesões.

Dicas para não deixar o calor atrapalhar o treino

Hidratar-se 

A água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um pessoa adulta. Além de ser o principal componente das nossas células, ela é responsável pelo transporte de nutrientes, sais minerais e regula a temperatura corporal. Quando o calor se torna exagerado, inicia-se a liberação de suor, causando resfriamento do corpo.

Portanto, é fundamental se hidratar durante a prática de atividade física. O recomendado é que cada pessoa deve tomar 0,5 ml x peso corporal de água por dia. Por isso, não deixe de sair de casa sem uma garrafinha de água, seja para a reposição de líquido ou até mesmo para jogar no corpo.

Horários e volume dos treinos

Nesse período, vale optar por treinar pela manhã ou início da noite. Pois, esses são horários em que a temperatura é mais amena e com melhor umidade. Assim, possibilita que você tenha treinos mais produtivos, com menor sensação de cansaço e fadiga. 

Da mesma forma, seu instrutor deve sempre diminuir intensidade e volume do seu treino para não sobrecarregar seu corpo, respeitando o limite biológico e os objetivos de cada um.

Dicas para não deixar o calor atrapalhar o treino: alimentação

No inverno o metabolismo costuma ficar mais acelerado e, assim, o corpo sente uma necessidade maior de comer alimentos mais calóricos. Entretanto, é ideal investir em alimentos mais leves, como frutas, saladas, sucos e vitaminas.

De acordo com o educador físico, essa é uma excelente estratégia. Pois, além de ter mais disposição e energia durante os treinos, você também mantém a dieta. Afinal, esses alimentos ajudam na digestão, evitando a indisposição e sensação de fraqueza, que atrapalham os resultados nos treinos. O ideal é ter uma orientação e acompanhamento de um nutricionista.

Leia também: O que comer depois do treino

Dicas para não deixar o calor atrapalhar o treino: roupas 

Tecidos leves e confortáveis podem fazer toda a diferença na hora do treino. Isso porque eles facilitam a execução dos movimentos, além de ter uma proteção adequada contra os raios ultravioletas. 

De preferência, use bermudas e camisetas leves, se possível com proteção UV. Além de boné, viseira, óculos de sol e, o mais importante, protetor solar.

Local

Escolher o ambiente certo para se exercitar é de extrema importância. Desse modo, tente procurar treinar sempre na sombra, de preferência em horários matinais, para evitar a desidratação. 

Se você tiver a opção de escolher a modalidade, opte em escolher atividades na piscina e na praia, como natação, surf e hidroginástica. É uma boa maneira de conhecer outros esportes e ter novas oportunidades.

Dificuldade

No calor pode ser difícil ter foco, por se tornar mais cansativo. Você não pode desistir ou desanimar, tente respeitar seus limites e ajustar o volume e diminuir a intensidades dos treinos.

Cãibra

Para evitar os espasmos musculares, você pode apostar em alimentos ricos em potássio e magnésio, como banana. Se as dores continuarem, não desanime, apenas tente parar o treino, aumente a intensidade nos exercícios de alongamento e procure ingerir mais líquido durante o dia.

Fonte: Bruno Henrique de Oliveira, educador físico e coordenador técnico da Health4u Academia

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva