Calor e fricção nas coxas: como evitar sensação desconfortável?

Saúde
01 de Fevereiro, 2024
Calor e fricção nas coxas: como evitar sensação desconfortável?

Durante o verão, é comum sentir irritação ao tocar as coxas. No Carnaval, sobretudo na hora de curtir o bloquinho, muitas pessoas podem sofrer com o atrito devido ao constante uso de saias e vestidos. O maior erro, no entanto, é ligar essa condição a pessoas acima do peso, uma vez que esse problema também é acometido por quem possui uma formação mais grossa das pernas. Por isso, saiba agora como evitar o incômodo do calor causado pela fricção nas coxas.

Leia mais: Por que os pés ficam mais inchados no calor?

Por que o calor causa incômodo após fricção nas coxas

De acordo com a Dra. Mayla Carbone, dermatologista, o atrito nas coxas se agrava com o suor e a umidade. “Quando essas assaduras entram em contato com umidade elas pioram, então não é indicado, por exemplo, usar uma roupa de ginástica úmida por muito tempo. Esse comportamento pode levar a assaduras mais severas e até mesmo ao escurecimento da pele”, aponta. “No entanto, atenção para as pessoas que estão com escurecimento dessa região excessiva e estão com sobrepeso, pois pode ser um sinal de resistência à insulina. Então, neste caso, é necessário procurar um médico”.

Segundo a dermatologista, o ideal é manter essa área seca e hidratada. Para isso, veja o que pode ajudar:

Aposte em roupas de tecidos leves

Mayla destaca o uso de roupas leves para deixar a pele respirar e lembra que os tecidos sintéticos podem ser prejudiciais, pois abafam a área das coxas e deixam o suor e a umidade presos no local, principalmente após a prática de exercício físico. “Neste caso, vale apostar em roupas com tecido de algodão, por exemplo. Caso for necessário usar vestimentas mais grossas, assim que puder, deixe a pele respirar. Além disso, na hora de dormir, utilize um short com um tecido leve e frio para evitar o atrito e calor”.

Talco cremoso

O talco é uma opção bastante debatida entre médicos quando o assunto é o tratamento de assaduras. “O produto de fato ajuda a secar a região e diminui o atrito, mas pode deixar a pele esbranquiçada e manchar as roupas. Por isso, indico o uso de talco cremoso, muito usado para evitar o suor nos pés e nas axilas. Quando aplicados na perna, causam o mesmo efeito e podem ser utilizados ao longo do dia”, comenta.

Bastão antiassadura

O bastão antiassaduras consiste em um Roll-On, ideal para as práticas esportivas. “Este bastão é de fácil aplicação. Além disso, possui vitaminas e ingredientes ativos que criam uma camada protetora, prevenindo o atrito e as assaduras durante o dia”.

Óleos vegetais também amenizam os sintomas de fricção nas coxas no calor

“Por ser uma opção natural, os óleos vegetais podem ser utilizados na pele que já está lesionada, impedindo o atrito”, explica Mayla. “Entre os mais recomendados estão, rosa mosqueta, amêndoa doce, macadâmia e maracujá, todos ricos em vitaminas A, C, D e E. Usar sempre à noite e lembrar de aplicar protetor solar durante o dia”, complementa.

Fonte: Dra. Mayla Carbone, dermatologista. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso