Cadeirinha de carro para bebê e criança: 5 dicas de como escolher

Casa Gravidez e maternidade
20 de Dezembro, 2022
Cadeirinha de carro para bebê e criança: 5 dicas de como escolher

Um dos principais itens a ser escolhido com muito cuidado no enxoval de bebê é a cadeirinha de carro. Além de ser um produto extremamente necessário, pois o bebê não pode andar no carro sem uma cadeira até os 10 anos de idade, o acessório pode salvar a vida do seu filho. “Se tem um item que eu recomendo a não economizar no enxoval de bebê é a cadeira do carro, pois abrir mão da qualidade e segurança por algo mais econômico, pode ter graves consequências”, alerta Lory Buffara, CEO e Consultora de enxoval da Mommys Concierge.

Leia mais: Saiba como limpar cadeirinha do bebê de forma simples

5 dicas de como escolher a cadeirinha de carro ou bebê:

1. Escolha entre cadeirinha de carro ou bebê conforto

A primeira escolha a fazer é: você deseja comprar um bebê conforto ou uma cadeira de carro?

O bebê conforto é uma cadeira de carro portátil que serve para recém-nascidos ou crianças de até um ano de idade. Ele pode ser usado tanto no carro quanto na estrutura do carrinho de bebê. É um item versátil, pois ajuda muito no dia a dia das mamães e papais.

A cadeira do carro é um produto que tem maior durabilidade, pois ela pode ser utilizada por recém-nascido ou até crianças de 4,6 ou 10 anos, dependendo do modelo escolhido. É uma cadeira que fica no carro o tempo todo e você pode virar tanto de costas (até o primeiro ano do bebê) ou de frente (permitido após o primeiro ano de vida do bebê).

“A minha dica é: se você está com orçamento mais flexível opte por um bebê conforto, pois ele vai ser mais confortável para o bebê e mais prático para você mamãe. Após um ano de uso, você faz um upgrade para uma cadeira de carro. Agora, se o orçamento de compras for mais reduzido, a cadeira de carro é uma opção interessante, pois você comprará somente um produto que vai durar muito tempo”, explica a especialista.

2. Avalie a segurança

A segurança é o item mais importante em uma cadeira de carro ou bebê conforto. Portanto, procure ver quais são os itens de segurança que a cadeira apresenta. Além disso, é importante observar a base, o cinto de segurança, proteções laterais, como é o material interno da cadeira. As cadeiras de carro de marcas mais conhecidas passam por um teste muito rigoroso de segurança. Verifique, então, se ela possui o selo do Inmetro.

3. Praticidade na instalação

Para que a cadeira tenha praticidade, o ideal é que seja fácil de instalar e desinstalar, caso seja necessário mudar de um carro para outro. Novas tecnologias permitem, por exemplo, que as presilhas da cadeirinha se conectem diretamente ao assento do carro.

4.Tecido

A cadeira de carro é um produto que pode ficar muito sujo com seu uso. Por isso, a dica é: escolha uma cadeira que tem um tecido fácil de limpar. Hoje em dia existem tecidos tecnológicos, que são mais fáceis de remover a sujeira. Algumas cadeiras possuem um sistema em zíper em que é possível tirar com muita facilidade o tecido para lavar. “Acho importante também prestar atenção na qualidade do tecido, ele deve ser um tecido com toque delicado e ao mesmo tempo proporcionar um conforto para o bebê”, completa Lory Buffara.

5.Tecnologia

A tecnologia hoje em dia veio para facilitar. Por isso, alguns diferenciais tecnológicos muito interessantes de serem observados na cadeira de carro são:

  • Base giratória (facilita na hora de colocar o bebê
  • Base com pé (proporciona uma segurança extra)
  • Sistema que detecta se o bebê abriu o cinto de segurança, ou se ficou esquecido no carro.

Fonte: Lory Buffara, CEO e Consultora de enxoval da Mommys Concierge.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

criança passando fio dental nos dentes
Gravidez e maternidade Saúde

Fio dental na infância: com qual idade já pode usar?

O uso do fio dental durante a infância é pouco falado, mas muito importante. Confira as principais informações sobre o assunto

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue