Cadeirinha de carro para bebê e criança: 5 dicas de como escolher

Casa Gravidez e maternidade
20 de Dezembro, 2022
Cadeirinha de carro para bebê e criança: 5 dicas de como escolher

Um dos principais itens a ser escolhido com muito cuidado no enxoval de bebê é a cadeirinha de carro. Além de ser um produto extremamente necessário, pois o bebê não pode andar no carro sem uma cadeira até os 10 anos de idade, o acessório pode salvar a vida do seu filho. “Se tem um item que eu recomendo a não economizar no enxoval de bebê é a cadeira do carro, pois abrir mão da qualidade e segurança por algo mais econômico, pode ter graves consequências”, alerta Lory Buffara, CEO e Consultora de enxoval da Mommys Concierge.

Leia mais: Saiba como limpar cadeirinha do bebê de forma simples

5 dicas de como escolher a cadeirinha de carro ou bebê:

1. Escolha entre cadeirinha de carro ou bebê conforto

A primeira escolha a fazer é: você deseja comprar um bebê conforto ou uma cadeira de carro?

O bebê conforto é uma cadeira de carro portátil que serve para recém-nascidos ou crianças de até um ano de idade. Ele pode ser usado tanto no carro quanto na estrutura do carrinho de bebê. É um item versátil, pois ajuda muito no dia a dia das mamães e papais.

A cadeira do carro é um produto que tem maior durabilidade, pois ela pode ser utilizada por recém-nascido ou até crianças de 4,6 ou 10 anos, dependendo do modelo escolhido. É uma cadeira que fica no carro o tempo todo e você pode virar tanto de costas (até o primeiro ano do bebê) ou de frente (permitido após o primeiro ano de vida do bebê).

“A minha dica é: se você está com orçamento mais flexível opte por um bebê conforto, pois ele vai ser mais confortável para o bebê e mais prático para você mamãe. Após um ano de uso, você faz um upgrade para uma cadeira de carro. Agora, se o orçamento de compras for mais reduzido, a cadeira de carro é uma opção interessante, pois você comprará somente um produto que vai durar muito tempo”, explica a especialista.

2. Avalie a segurança

A segurança é o item mais importante em uma cadeira de carro ou bebê conforto. Portanto, procure ver quais são os itens de segurança que a cadeira apresenta. Além disso, é importante observar a base, o cinto de segurança, proteções laterais, como é o material interno da cadeira. As cadeiras de carro de marcas mais conhecidas passam por um teste muito rigoroso de segurança. Verifique, então, se ela possui o selo do Inmetro.

3. Praticidade na instalação

Para que a cadeira tenha praticidade, o ideal é que seja fácil de instalar e desinstalar, caso seja necessário mudar de um carro para outro. Novas tecnologias permitem, por exemplo, que as presilhas da cadeirinha se conectem diretamente ao assento do carro.

4.Tecido

A cadeira de carro é um produto que pode ficar muito sujo com seu uso. Por isso, a dica é: escolha uma cadeira que tem um tecido fácil de limpar. Hoje em dia existem tecidos tecnológicos, que são mais fáceis de remover a sujeira. Algumas cadeiras possuem um sistema em zíper em que é possível tirar com muita facilidade o tecido para lavar. “Acho importante também prestar atenção na qualidade do tecido, ele deve ser um tecido com toque delicado e ao mesmo tempo proporcionar um conforto para o bebê”, completa Lory Buffara.

5.Tecnologia

A tecnologia hoje em dia veio para facilitar. Por isso, alguns diferenciais tecnológicos muito interessantes de serem observados na cadeira de carro são:

  • Base giratória (facilita na hora de colocar o bebê
  • Base com pé (proporciona uma segurança extra)
  • Sistema que detecta se o bebê abriu o cinto de segurança, ou se ficou esquecido no carro.

Fonte: Lory Buffara, CEO e Consultora de enxoval da Mommys Concierge.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Entenda o que é a dislexia e como acolher alguém com a condição
Gravidez e maternidade Saúde

O que é dislexia? Sintomas, tratamento e como oferecer ajuda

Mais comum entre meninos na idade pré e escolar, a dislexia atrapalha o processo de aprendizagem da criança

Cardiopatia congênita
Gravidez e maternidade Saúde

Cardiopatia congênita: o que é, tipos, sintomas e diagnóstico

Confira os principais tipos e como são feitos os tratamentos

Mulher grávida ao lado de um médico, que está olhando uma prancheta, explicando as doenças mais comuns na gravidez
Gravidez e maternidade Saúde

7 doenças mais comuns na gravidez e como identificá-las

As alterações da gravidez podem enfraquecer o sistema imunológico da mulher, tornando-a mais propensa a doenças e infecções comuns no período