Cadeira extensora: o que é, como fazer e benefícios
Pernas fortes e com os músculos definidos é o desejo de muitas pessoas, principalmente das mulheres. Sem celulite, então, nem se fala. Há diversos tipos de exercícios específicos para fortalecer as pernas, um deles é a cadeira extensora.
Assim, este exercício é um dos melhores exercícios para os membros inferiores – especialmente para o quadríceps. A cadeira extensora consiste em um aparelho simples e prático, pois não exige movimentos complexos. Basta sentar na cadeira do equipamento, escolher a carga e estender as pernas, como se estivesse dando um chute.
Mas se engana quem acredita que por ser simples não traz resultados suficientes. Isso porque a cadeira extensora trabalha intensamente os músculos da coxa.
Contraindicações
A má notícia é que, assim como outras atividades físicas, a cadeira extensora é contraindicada em casos de lesões de joelho, recuperação cirúrgica e para pessoas com artrose, por exemplo. O ideal é passar em uma avaliação médica antes, para o especialista liberar as atividades físicas.
Benefícios da cadeira extensora
Usar a cadeira extensora frequentemente pode trazer vários benefícios. Veja abaixo quais são eles:
- Aumento da força muscular;
- Hipertrofia (ganho muscular);
- Fortalecimento muscular;
- Ganho de resistência.
Leia também: Agachamento cálice: o que é, benefícios e como fazer
Como fazer
Antes de mais nada, é importante ressaltar que qualquer exercício deve ser feito com o auxílio de um educador físico. Assim, você evita lesões e realiza o movimento da maneira correta.
- Sente-se na cadeira, regule o banco de acordo com a sua altura e deixe as costas apoiadas. A parte inferior dos joelhos deve estar localizada na dobra da cadeira;
- Mantenha as solas dos pés retas;
- Dessa forma, coloque a carga que será utilizada;
- Inicie o movimento estendendo o joelho (mas sem causar hiperextensão), contraindo as coxas;
- Volte à posição inicial lentamente e faça o número de repetições e séries recomendado.