Cabelos saudáveis: veja o que evitar para manter a saúde capilar
Quem é que não sonha com cabelos saudáveis, bonitos e brilhantes? Se muitos pudessem escolher, tanto homens quanto mulheres gostariam de ter madeixas com essas características.
Afinal, os cabelos estão relacionados à nossa imagem e autoestima, sobretudo em nossa cultura. Infelizmente, alguns fatores são imprevisíveis — por exemplo, a calvície relacionada à genética é uma situação difícil de reverter. Além disso, cabelos finos tendem a ser mais frágeis e com risco de quebra e oleosidade.
No entanto, alguns hábitos podem piorar a saúde dos cabelos. Então, se você busca melhorar o aspecto dos fios, reveja imediatamente as práticas a seguir.
Veja também: Como ter motivação para treinar após o parto?
Situações que lhe impedem de ter cabelos mais saudáveis
Antes de entender o que pode prejudicar os fios, é importante saber por que isso acontece. O fio nasce do couro cabeludo livre de danos externos. Contudo, ao longo do tempo, os cabelos são expostos a fatores que contribuem diretamente para o desgaste.
“Com o passar dos dias, os cabelos crescem milímetros e têm a fibra exposta a diversas situações. Como resultado, ocorre o desgaste que, dependendo das ações, podem provocar prejuízos irreversíveis”, explica o dermatologista Felipe Chediek.
Portanto, além do envelhecimento dos fios, alguns hábitos aparentemente inofensivos e corriqueiros podem ser os responsáveis pela falta de vitalidade deles. Por exemplo:
Banhos muito quentes
Quem é que não gosta de um banho quentinho, sobretudo em dias frios ou simplesmente para relaxar? No entanto, essa prática não combina com cabelos saudáveis. Quanto maior a temperatura, pior para os fios.
Começando pelo couro cabeludo: a água quente resseca a pele e pode provocar a descamação — a famosa caspa. Além disso, o calor resseca o comprimento dos fios, deixando-os mais sensíveis e suscetíveis a quebras.
Uso de fontes de calor em excesso
Secador, chapinha, baby liss… Todos são acessórios úteis para a finalização dos cabelos, mas a longo prazo, são nocivos. Caso você utilize-os com frequência, tente reduzir a dependência e recorra a protetores térmicos para minimizar a ação do calor.
Químicas
Sejam elas quais forem, causam menos ou mais desgaste da fibra capilar. Alguns podem causar danos irreversíveis. Então, caso esteja pensando em fazer procedimentos como descoloração, procure profissionais de confiança e faça o teste de mechas para avaliar a resistência dos fios.
Além disso, tratamentos como alisamentos, que contêm formol, são perigosos. Aliás, não somente para os fios, que ficam blindados contra hidratação e nutrição, mas porque são tóxicas para o organismo. Tome cuidado com essas técnicas!
Sol, mar e piscina
Radiações solares oxidam a queratina dos cabelos e, portanto, desgastam os fios. A salinidade do mar e a presença de muitos elementos minerais na água do mar, assim como a presença de agentes químicos na água da piscina exercem efeitos danosos à fibra dos cabelos.
Cosméticos inadequados, outro inimigo dos cabelos saudáveis
Com tantas opções no mercado, às vezes pode ser difícil escolher um produto ideal para o cuidado com os cabelos. Todavia, a escolha equivocada pode causar o efeito contrário nos fios, que podem ficar mais propensos ao desgaste superficial.
Os cuidados específicos com os cabelos e orientação médica adequada são essenciais para a saúde e beleza dos fios. “Não deixe de sempre seguir com uma boa alimentação e qualidade de vida, além de adequada suplementação de nutrientes”, orienta Chediek.
“A forma como secamos os cabelos também faz a diferença. Então, ao secá-los com a toalha, não faça o movimento de esfregá-los”, acrescenta. A melhor maneira de tirar o excesso de água dos fios é fazendo movimentos suaves de pressão com a toalha.
Fonte: Felipe Chediek, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia | CRM-SC 26050 | RQE 16772.