Cabelo queimado por chapinha: como recuperar a saúde dos fios?

Beleza Bem-estar
08 de Julho, 2022
Cabelo queimado por chapinha: como recuperar a saúde dos fios?

Ter o cabelo liso muitas vezes exige o uso da famosa chapinha – também conhecida como prancha. Mas o uso excessivo desse aparelho pode deixar os cabelos ressecados e até mesmo queimados. 

Em primeiro lugar, vale saber que qualquer fonte de calor – secador, chapinha, babyliss – agride os fios e potencializa o ressecamento das pontas. Mas, não é só isso: “O dano pode evoluir para a triconodose, uma consequência do ressecamento e agressão aos fios que expõe o córtex capilar deixando-o susceptível a diversos danos, entre eles o surgimento de nós visíveis apenas com o uso de câmera de aumento”, diz tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo, 

Mesmo sem equipamentos sofisticados, se você passar as mãos nos fios e notar pequenas bolinhas, que dão aspereza aos fios, pode ter certeza: seu cabelo já está num estado avançado de porosidade e ressecamento.  

Leia também: Truques do TikTok: Dicas de beleza perigosas que têm bombado nas redes

Como recuperar o cabelo danificado?

De fato, recuperar os danos causados pela chapinha não é uma tarefa fácil. Isso porque, quando a haste capilar é danificada, ela não se regenera mais. “Protocolos de tratamento em salões são paliativos e darão ao fio o efeito de hidratação, mas, conforme esse efeito vai saindo com as lavagens, o ressecamento volta como estava antes”, diz o tricologista. Para acabar de vez com o problema das pontas danificadas, só há uma solução: cortar a parte do cabelo que está ressecada. 

Dicas para evitar o dano causado pela chapinha

Se você quiser manter os fios saudáveis, a dica mais importante é evitar chegar a esse ponto. Para quem gosta de deixar os fios alinhados com a chapinha, existem alguns truques que diminuem as chances de ressecamento pela chapinha. Veja a seguir:

  1. Use sempre leave-ins com proteção térmica. Eles formam uma película protetora sobre os fios, minimizando as agressões. Assim, compre um adequado ao seu tipo de cabelo e espalhe o produto nos fios limpos e úmidos, sempre antes do secador, chapinha ou babyliss.
  2. Faça hidratações semanais em casa para repor nutrientes nos fios e mantê-los fortalecidos. Uma vez por mês (ou de acordo com a recomendação do seu cabeleireiro), vale fazer uma hidratação em salão, com produtos de uso profissional.
  3. Corte as pontas pelo menos a cada 3 meses, mesmo que esteja deixando o cabelo crescer. Isso elimina os pequenos danos das pontas.
  4. Reduza ao máximo o uso de chapinha. Se possível deixe apenas para momentos especiais, como festas.

Fonte: Tharik Bonomo, tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo do salão Tharik Bonomo Salon e Estetic, em São Paulo (SP).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva