Cabelo queimado por chapinha: como recuperar a saúde dos fios?
Ter o cabelo liso muitas vezes exige o uso da famosa chapinha – também conhecida como prancha. Mas o uso excessivo desse aparelho pode deixar os cabelos ressecados e até mesmo queimados.
Em primeiro lugar, vale saber que qualquer fonte de calor – secador, chapinha, babyliss – agride os fios e potencializa o ressecamento das pontas. Mas, não é só isso: “O dano pode evoluir para a triconodose, uma consequência do ressecamento e agressão aos fios que expõe o córtex capilar deixando-o susceptível a diversos danos, entre eles o surgimento de nós visíveis apenas com o uso de câmera de aumento”, diz tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo,
Mesmo sem equipamentos sofisticados, se você passar as mãos nos fios e notar pequenas bolinhas, que dão aspereza aos fios, pode ter certeza: seu cabelo já está num estado avançado de porosidade e ressecamento.
Leia também: Truques do TikTok: Dicas de beleza perigosas que têm bombado nas redes
Como recuperar o cabelo danificado?
De fato, recuperar os danos causados pela chapinha não é uma tarefa fácil. Isso porque, quando a haste capilar é danificada, ela não se regenera mais. “Protocolos de tratamento em salões são paliativos e darão ao fio o efeito de hidratação, mas, conforme esse efeito vai saindo com as lavagens, o ressecamento volta como estava antes”, diz o tricologista. Para acabar de vez com o problema das pontas danificadas, só há uma solução: cortar a parte do cabelo que está ressecada.
Dicas para evitar o dano causado pela chapinha
Se você quiser manter os fios saudáveis, a dica mais importante é evitar chegar a esse ponto. Para quem gosta de deixar os fios alinhados com a chapinha, existem alguns truques que diminuem as chances de ressecamento pela chapinha. Veja a seguir:
- Use sempre leave-ins com proteção térmica. Eles formam uma película protetora sobre os fios, minimizando as agressões. Assim, compre um adequado ao seu tipo de cabelo e espalhe o produto nos fios limpos e úmidos, sempre antes do secador, chapinha ou babyliss.
- Faça hidratações semanais em casa para repor nutrientes nos fios e mantê-los fortalecidos. Uma vez por mês (ou de acordo com a recomendação do seu cabeleireiro), vale fazer uma hidratação em salão, com produtos de uso profissional.
- Corte as pontas pelo menos a cada 3 meses, mesmo que esteja deixando o cabelo crescer. Isso elimina os pequenos danos das pontas.
- Reduza ao máximo o uso de chapinha. Se possível deixe apenas para momentos especiais, como festas.
Fonte: Tharik Bonomo, tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo do salão Tharik Bonomo Salon e Estetic, em São Paulo (SP).