Bronzeamento com cerveja vira trending no TikTok. Veja os riscos

Beleza Bem-estar Saúde
09 de Agosto, 2023
Bronzeamento com cerveja vira trending no TikTok. Veja os riscos

Uma nova trending no TikTok promete um bronzeamento dourado com o uso da cerveja, atrelado à exposição solar.  A técnica, apelidada pelos usuários da rede social como “o melhor bronzeamento de todos os tempos” por ser acessível e rápido, já soma milhares de curtidas e comentários. Contudo a prática oferece riscos à saúde da pele. Veja a seguir!

@the_sfeir_family shower yourself with beer 🍺 😂 #arab#lebanese #arabs #arabic #tiktokarab #arabtiktok #travel #vacation #traveltiktok ♬ Quirky – Oleg Kirilkov

Afinal, quais são os riscos do bronzeamento com cerveja?

O bronzeamento é causado por uma defesa natural da pele em resposta à exposição e radiação solar. Segundo o dermatologista da Nutrindo Ideais, Misael Nascimento, em entrevista anterior à Vitat, o problema de utilizar produtos para acelerar esse processo é que eles podem causar reações alérgicas e queimaduras graves.

“As reações e as queimaduras causam desconforto e dor. Além disso, impedem a pessoa de curtir o verão antes mesmo de a estação começar. Por fim, dependendo da lesão e do produto, podem surgir manchas hipercrômicas (mais escura que a pele) ou hipocrômicas (mais clara que a pele) de forma definitiva”, explica. 

Portanto, a exposição solar não deve ser feita de forma acelerada ou sem os devidos cuidados. Além do que o uso de substâncias, ainda que sejam naturais, como cerveja, óleo de cozinha, margarina, suco de limão, podem ser extremamente prejudiciais para a saúde cutânea. 

Vale ressaltar que o álcool da cerveja tem efeito corrosivo na pele e pode provocar descamação, ressecamento, aumentando ainda mais os riscos de queimaduras.

Por fim, Misael pontua ainda que outras substâncias podem ter o efeito ainda pior, como o limão, causando fitofotodermatose ou fitofotomelanose. O que significa que contato com a pele e o sol, o limão pode causar manchas escuras que demoram para sair.

Veja também: Conquiste uma pele bronzeada de forma saudável e duradoura

Então, como se bronzear de forma segura?

Para deixar a pele com um aspecto bronzeado, é preciso ter paciência para não danificá-la, ou seja, o processo de exposição ao sol deve ser lento e cuidadoso para evitar insolação, queimaduras, febre, aceleração do processo de envelhecimento e outros problemas.

A boa notícia é que mesmo com o protetor solar, a pele pode ser bronzeada gradualmente, mas com proteção. Portanto, nada de abrir mão do produto que deve ter, no mínimo 30 de FPS e lembrar de reaplicá-lo a cada 2 horas. Além disso, o período de exposição mais seguro é até às 10h, pela manhã, ou após às 15h, na parte da tarde.

Por fim, tomar sol pode trazer benefícios à saúde, como reposição de vitamina D, melhora no humor, estado de alerta e disposição. Assim, tente se expor a luz solar (com os devidos cuidados), por 15 minutos por dia.

Fonte: Misael Nascimento, dermatologista da Nutrindo Ideais.

Referência:

Instituto Melanoma Brasil

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva