Brasil está entre os países que menos fazem exercícios físicos no mundo

Bem-estar Movimento
05 de Agosto, 2021
Brasil está entre os países que menos fazem exercícios físicos no mundo

Uma pesquisa realizada pela Ipsos analisou dados sobre a prática de atividades físicas em 29 países. Desse modo, foi descoberto que o Brasil tem a adesão mais baixa aos exercícios físicos: três horas por semana. Ou seja, metade da média global — que é de seis horas por semana.

O estudo foi feito online e contou com a participação de 21.503 adultos — sendo mil brasileiros — com idades entre 16 e 74 anos. Os dados da pesquisa foram colhidos entre 25 de junho e 9 de julho de 2021.

Sendo assim, os resultados foram surpreendentes. Os participantes do Brasil responderam que praticam exercícios físicos apenas 3 horas por semana, e 31% deles disseram que não dedicam nenhum tempo ao condicionamento físico. 

Os motivos pelos quais os brasileiros não praticam exercícios físicos são distintos. Entre eles: falta de tempo (32%), seguida pela dificuldade financeira (21%), falta de instalações ou academias nas proximidades (13%), falta de pessoas para fazer companhia (13%) e clima muito quente ou muito frio (8%).

Já os países que mais se dedicam à prática de esportes ou outras atividades físicas incluem, respectivamente: Holanda (12,8 horas), Alemanha (11,1 horas) e Romênia (11 horas). Por outro lado, os países que também estão entre os mais sedentários são Japão (3,3 horas) e Itália (3,6 horas).

Importância dos exercícios físicos

A importância da atividade física para a saúde física e mental já foi comprovada por inúmeros estudos. Com os exercícios, é possível ter diversos benefícios. Como aumentar a imunidade, melhorar o sistema cardiovascular, emagrecer, construir ossos fortalecidos, evitar os sintomas da depressão e da ansiedade, entre outros. 

Além disso, os exercícios físicos podem salvar cerca de 4 milhões de vidas por ano em todo o mundo. É o que diz um estudo feito pela Universidade de Cambridge, em Edimburgo, na Inglaterra.

A Organização da Saúde (OMS) recomenda que adultos aumentem o tempo de atividades físicas para 300 minutos por semana. Isto é, até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias.

Leia mais em: Exercícios físicos salvam cerca de 4 milhões de vidas por ano

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.