Preta Gil revela uso de bolsa de ileostomia após retirar tumor: “Essa bolsinha salvou minha vida”
Em uma foto compartilhada nas redes sociais neste domingo, 1/10, a cantora Preta Gil apareceu com uma bolsa de ileostomia após retirada do tumor no intestino.
“Sim, eu uso bolsa de ileostomia e não tenho vergonha de mostrar, pois essa bolsinha salvou minha vida e me deu a possibilidade de me restabelecer de uma cirurgia que retirou o tumor que eu tinha!!! Sei que não é fácil, mas acreditem, sou grata!!! #PretaCura”, escreveu a cantora.
O artefato que chamou a atenção dos seguidores: afinal, para que serve a bolsa de ileostomia? Confira a seguir!
Veja também: Alimentação saudável contribui com o tratamento contra o câncer
Bolsa de ileostomia: o que é?
O aparelho preso na barriga de Preta Gil é utilizado quando a passagem das fezes pelo intestino grosso é interrompida. O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, da capital paulista, dá detalhes do seu uso:
“Uma bolsa de ileostomia é feita em um procedimento cirúrgico no qual é criada uma abertura na parede abdominal e a extremidade do intestino delgado é conectada a essa abertura. Isso permite que o conteúdo intestinal passe pela abertura e se acumule em uma bolsa presa à pele do abdômen. Essas bolsas são dispositivos à prova d’água e resistentes a odores que aderem à pele ao redor da abertura no abdômen”, explica.
Por fim, o Dr. Rodrigo pontua ainda que uma bolsa de ileostomia pode ser de uso permanente ou temporariamente. A situação depende de caso a caso, mas o procedimento permite as atividades diárias do paciente de modo natural. “O importante é só ter o cuidado adequado e o acompanhamento médico”, finaliza o especialista.
Qual é a diferença entre colostomia e ileostomia?
A colostomia e a ileostomia tem uma função muito semelhante que é reconstruir caminhos ligando o órgão à bolsa para eliminar as fezes, quando essas não podem ser expelidas normalmente. Assim, a diferença entre os dois procedimentos, no entanto, está na localização da cirurgia. Enquanto a colostomia serve para atender uma alça do intestino grosso, a ileostomia atende a parte final do intestino delgado.
Isso significa que, devido a sua área de atendimento, a bolsa de ileostomia deve ficar mais alta no abdome. Assim, no caso de Preta Gil, a bolsa deve acompanhar a cantora por três meses:
“A cura é um processo, a cura ainda envolve reabilitação que eu tenho que fazer para o funcionamento do meu esfíncter, por exemplo. Eu ainda vou ficar com essa bolsinha [de ileostomia] durante três meses, depois eu reverto, ela é provisória e vou continuar me cuidando, cuidando de hábitos saudáveis para que essa doença não volte”, afirmou, Preta.
Diagnóstico de câncer
Desde janeiro, quando descobriu o tumor no intestino, a cantora Preta Gil iniciou o tratamento com sessões de quimioterapia. Assim, ao final desse processo, a cantora passou por uma cirurgia de retirada do intestino, onde o câncer estava localizado, e também do útero (histerectomia total).
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o número estimado de casos de câncer de intestino para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 casos, correspondendo a um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres.
Veja também: Doenças intestinais podem indicar sinais precoces de Parkinson
Fonte: Dr. Rodrigo Barbosa, médico cirurgião digestivo sub-especializado em cirurgia bariátrica e coloproctologia do corpo clínico dos hospitais Sírio Libanês e Nove de Julho.
Referência: Ministério da Saúde; Manual MD.