Blue Monday: Entenda porque hoje é o dia mais triste do ano

Bem-estar Equilíbrio
20 de Janeiro, 2020
Blue Monday: Entenda porque hoje é o dia mais triste do ano


O ano acabou, os períodos festivos passaram e você começa a perceber que as metas estabelecidas não foram cumpridas, e precisa voltar a rotina. Assim, todos esses fatores se reúnem em uma tempestade perfeita por um único dia, o blue monday, considerado o mais deprimente do ano. 

Blue monday (em uma tradução livre, segunda triste) é considerado o dia mais triste do ano. Dessa forma, a teoria foi elaborada pelo psicólogo Cliff Arnall, isso acontece por diversos motivos. Segundo ele, os fatores são o clima, os níveis de endividamento nas despesas de final de ano; quantidade de tempo desde o Natal; tempo desde que as metas estabelecidas no ano novo foram fracassadas; baixos níveis motivacionais e o sentimento de necessidade de assumir o controle da situação.

Leia também: Ichigo ichie: Filosofia japonesa para a felicidade

O pesquisador usou a seguinte fórmula para explicar a data: [W+(D-d)]xT/MxNA – onde “W” é o clima, “D” é o salário, “d” a dívida, “T” o tempo desde o Natal, “M” o baixo nível motivacional e “NA” a necessidade de tomar medidas.


No entanto, nos últimos anos surgiram várias críticas ao Blue Monday, algumas pessoas dizem que a fórmula criada por Arnall é falsa. Sendo assim, que não passa de uma pseudociência e não é realmente verdadeiro que a terceira segunda-feira do ano seja mais triste do que qualquer outra segunda-feira.

Como lidar com o blue monday

Sendo assim, se você se sentir triste durante o blue monday, algumas dicas podem te ajudar:

  • Faça algo que você queria fazer há muito tempo, como por exemplo, começar um novo idioma ou investir em uma aula de dança;
  • Aproveitar algum tempo com os amigos e familiares;
  • Ler livros ou assistir filmes/séries;
  • Praticar exercícios físicos
  • Meditar;
  • Fazer yoga;

Leia também: O que a meditação pode fazer pela sua saúde

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!