Blue Monday: Entenda porque hoje é o dia mais triste do ano
O ano acabou, os períodos festivos passaram e você começa a perceber que as metas estabelecidas não foram cumpridas, e precisa voltar a rotina. Assim, todos esses fatores se reúnem em uma tempestade perfeita por um único dia, o blue monday, considerado o mais deprimente do ano.
Blue monday (em uma tradução livre, segunda triste) é considerado o dia mais triste do ano. Dessa forma, a teoria foi elaborada pelo psicólogo Cliff Arnall, isso acontece por diversos motivos. Segundo ele, os fatores são o clima, os níveis de endividamento nas despesas de final de ano; quantidade de tempo desde o Natal; tempo desde que as metas estabelecidas no ano novo foram fracassadas; baixos níveis motivacionais e o sentimento de necessidade de assumir o controle da situação.
Leia também: Ichigo ichie: Filosofia japonesa para a felicidade
O pesquisador usou a seguinte fórmula para explicar a data: [W+(D-d)]xT/MxNA – onde “W” é o clima, “D” é o salário, “d” a dívida, “T” o tempo desde o Natal, “M” o baixo nível motivacional e “NA” a necessidade de tomar medidas.
No entanto, nos últimos anos surgiram várias críticas ao Blue Monday, algumas pessoas dizem que a fórmula criada por Arnall é falsa. Sendo assim, que não passa de uma pseudociência e não é realmente verdadeiro que a terceira segunda-feira do ano seja mais triste do que qualquer outra segunda-feira.
Como lidar com o blue monday
Sendo assim, se você se sentir triste durante o blue monday, algumas dicas podem te ajudar:
- Faça algo que você queria fazer há muito tempo, como por exemplo, começar um novo idioma ou investir em uma aula de dança;
- Aproveitar algum tempo com os amigos e familiares;
- Ler livros ou assistir filmes/séries;
- Praticar exercícios físicos
- Meditar;
- Fazer yoga;
Leia também: O que a meditação pode fazer pela sua saúde